Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cataguases > Bolsistas de Iniciação Científica têm artigo aceito em congresso de Engenharia de Produção

Evento é reconhecido nacionalmente como um dos maiores na área. Alunas envolvidas são estudantes de Administração e Qualidade.

O projeto de iniciação cientifica do IF Sudeste MG – Campus Avançado Cataguases, intitulado “Indicadores de Desempenho Logístico: um estudo bibliométrico no período de 2010 a 2019”, gerou como resultado uma aprovação em um dos maiores eventos científicos na área de Engenharia de Produção do Brasil, o Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP). O evento é organizado anualmente pela Faculdade de Engenharia de Bauru, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e ocorrerá online entre os dias 11 e 13 de novembro de 2020.

O trabalho aceito no Simpósio foi orientado pelo professor Luciano Wallace Gonçalves Barbosa, coorientado pela professora Simone Guedes Donnelly e executado pelas bolsistas Caroline Luzia dos Santos Silva, Kamila Pinto Benetti (alunas do Técnico em Administração) e Vitória Prata Cruz (aluna do Técnico em Qualidade), além de ter sido conduzido de forma 100% remota. Um dos membros ficará responsável pela apresentação do artigo.

A pesquisa foi financiada por Bolsas de Iniciação Científica Júnior concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Edital 12/2019 do IF Sudeste MG, ligado ao Programa Jovens Talentos para a Ciência.

Para as bolsistas, a oportunidade de participar do projeto foi “muito enriquecedora”, não somente para ampliar os conhecimentos na área de Indicadores de Desempenho Logístico, mas também para agregarem os conceitos da pesquisa científica e de como ela é conduzida. E segundo os orientadores Luciano e Simone, os bons resultados do projeto vieram do “ótimo trabalho desempenhado pela equipe, principalmente da dedicação e esforço das bolsistas”.

Sobre o artigo

O artigo científico é uma análise do estado da arte sobre a importância de Indicadores de Desempenho Logístico na gestão empresarial e destaca como o uso desses indicadores pode melhorar a performance operacional de uma organização. Os envolvidos realizaram uma bibliometria a partir de artigos publicados no SIMPEP entre os anos de 2010 a 2019 e que tratavam sobre o tema. Por meio do experimento, a equipe comprova que as empresas entendem a necessidade dos Indicadores de Desempenho e também as dificuldades apresentadas por elas na operacionalização destes. Além disso, o trabalho destaca os principais indicadores utilizados e suas importâncias no contexto empresarial.