Geral
Campus Cataguases promove debate sobre desafios e perspectivas do Ensino Médio Integrado
O Campus Cataguases realizou, nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, o I Círculo de Cultura sobre Ensino Médio Integrado: Desafios e Perspectivas para a Implementação. O evento teve como objetivo fomentar reflexões e debates sobre a oferta do Ensino Médio na modalidade integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), reunindo professores, técnicos administrativos e gestores para discutir práticas e caminhos para essa implementação.
A iniciativa foi coordenada pelos professores Arthur Guedes e Leandro Borges, juntamente com as técnicas em assuntos educacionais Ana Carolina Corrêa Sávio e Patricia Palma Santos. De acordo com os organizadores, o encontro buscou analisar os principais desafios e oportunidades relacionados à integração entre a formação geral e a formação técnica no âmbito da educação pública federal.
A programação teve início na manhã do dia 22, com a palestra do professor Alex Oliveira Botelho, intitulada “A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na perspectiva dos cursos técnicos integrados”. Em sua exposição, o docente revisitou a trajetória da EPT no Brasil, destacando o papel histórico dos institutos federais e a importância de uma formação omnilateral, voltada ao desenvolvimento integral dos estudantes.
No período da tarde, o debate contou com a participação da coordenadora do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do campus Juiz de Fora, Ilza Netto, que abordou o tema da inclusão no planejamento dos cursos técnicos integrados, ressaltando os desafios da permanência estudantil. Ainda no turno da tarde a assistente social da reitoria, Luísa Marge de Sousa, apresentou os procedimentos de análise socioeconômica utilizados na concessão de auxílios, além de discutir as ações de assistência estudantil e os impactos da evasão escolar.
O segundo dia do evento foi aberto pela professora Elisete Reis de Oliveira, que compartilhou a palestra “Desafios para a implementação de uma unidade de ensino básico, técnico e tecnológico”. A docente relatou suas experiências nos campi Rio Pomba e Muriaé, destacando os desafios de administração e planejamento, além da consolidação da gestão democrática.
Para o diretor-geral do Campus Cataguases, Leandro Borges, o encontro foi um passo importante na consolidação do debate sobre a EPT. “O evento ampliou a compreensão coletiva sobre o marco legal, os fundamentos conceituais e as implicações pedagógicas e organizacionais do Ensino Médio Integrado, promovendo maior alinhamento entre gestores, docentes, técnicos e toda a comunidade institucional”, destacou.
Encerrando o evento, na tarde do dia 23, servidores docentes e técnicos participaram de uma oficina de planejamento institucional, utilizando a análise SWOT — ferramenta de diagnóstico estratégico que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças — para discutir a estruturação da oferta do Ensino Médio Integrado no campus.
Segundo as servidoras do Campus Cataguases, Patrícia Palma e Thaís Mara, os dois dias de evento foram extremamente importantes no que diz respeito ao conhecimento e compartilhamento de experiências, sobretudo, no contexto de início da oferta dos cursos técnicos integrados. As trocas de experiências entre comunidade acadêmica do Campus Cataguases e convidados (as) presentes, certamente, contribuirão para o planejamento e desenvolvimento das atividades acadêmicas no próximo ano.




