Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 04 > Campus Juiz de Fora realiza Arduino Day

Campus Juiz de Fora realiza Arduino Day

Alunos do Campus Juiz de Fora vivenciaram uma imersão de 12 horas no universo do Arduino.

Durante o sábado, dia 16, os alunos do Campus Juiz de Fora vivenciaram uma imersão de 12 horas no universo do Arduino. O dispositivo, criado em 2005 por cinco pesquisadores, veio para o mercado como uma opção ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo acessível a estudantes.

Mais de 180 participantes aproveitaram durante manhã e tarde dois minicursos - ministrados pelos grupos PETs (Programa de Educação Tutorial) de Engenharia Mecatrônica, Bacharelado em Sistemas da Informação e Licenciatura em Física – e nove palestras, que aconteceram concomitantemente, abordando diversos temas da área. O evento também contou com a participação do PET da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que mostrou suas linhas de pesquisa nas áreas de robótica e impressão 3d.

O Arduino Day é um evento mundial que ocorre de maneira simultânea em vários lugares do mundo. O professor Márcio do Carmo Rodrigues, coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, lembrou que Juiz de Fora é a única cidade da região da Zona da Mata a promover esse tipo de evento. “Isso coloca o Campus em destaque quando o assunto é Arduino, plataformas embarcadas, DIY (faça você mesmo) e makers”, explicou.

Por Lara Morais
Revisão: Paula Faria