Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 05 > Ex-aluno ganha bolsa de estudos no Colorado

Ex-aluno ganha bolsa de estudos no Colorado

Roberto Shinyashiki escreveu: “tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”. O sonho do ex-aluno do Curso Técnico Integrado de Eletrotécnica do Campus Juiz de Fora, Yuri Costa, é realizar o sonho de outros jovens e, com um objetivo tão nobre, a história não poderia ter seguido outro caminho se não o do sucesso!

O jovem de 19 anos recebeu uma bolsa de estudos para participar do projeto Watson Institute’s Fall 2019 Semester Incubator, na cidade de Golden - Colorado, uma incubadora de projetos sociais. Através dessa oportunidade, ele conseguirá realizar um sonho que começou a ser desenvolvido durante o Ensino Médio.

Junto a alguns amigos de outras instituições, Yuri - que foi bolsista do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e presidente do Grêmio Estudantil no Campus Juiz de Fora - observou as dificuldades que muitos alunos vivenciam para se manterem estudando. “Como alunos de ensino médio, a gente (Yuri e os amigos) viu os problemas que aconteciam nesse período da vida, como evasão escolar, problemas de saúde mental, a falta de divulgação de oportunidades. O projeto surgiu como uma tentativa de solucionar esses problemas”.

Com o nome de CID - Criatividade, inovação e dinâmica, o projeto dos alunos ganhou asas para além de Juiz de Fora. Para desenvolver o projeto, Yuri, que acredita no poder transformador da educação, utilizou a vivência no IF Sudeste e na Escola Municipal Santa Cândida, onde estudou antes de ser aprovado no processo seletivo do IF. “No IF você tem muitas oportunidades que outras escolas não te oferecem. Aqui você consegue fazer pesquisa, tem projeto de extensão, você tem um apoio muito grande dos professores quando você precisa. O IF foi essencial para eu conseguir o que estou conseguindo hoje”. Com muito carinho, ele demonstra a gratidão a todos os professores que o acompanharam nesses anos. “A Carmem Silva, professora de Inglês, por exemplo, até hoje está me acompanhando. Toda vez que preciso de alguma ajuda para corrigir algo que eu escrevo ou uma carta de recomendação, ela sempre me ajuda. A Márcia Ribeiro, que foi minha coordenadora no Neabi também, o Paulo Rufino da Matemática… Foram professores muito importantes, que sempre estão me ajudando”.

Durante sua temporada no Colorado, Yuri terá seis meses para desenvolver o CID e criar propostas para solucionar o problema identificado por ele e pelos amigos. Nesse caso, o foco será a evasão escolar. “Eu tive muitos amigos que pararam de estudar. Então, focando nisso, a gente pesquisou e é um problema recorrente não apenas no Brasil, pois acontece na América-Latina como um todo”. Um dos objetivos do projeto é tornar o ensino mais atrativo para o aluno e evitar essa evasão.

Os custos da participação no programa giram em torno de US$17mil. Yuri conseguiu uma bolsa de estudos que inclui hospedagem e parte da alimentação e soma cerca de US$12mil. Para conseguir cobrir o resto dos gastos, ele lançou uma vaquinha virtual. “É importante mostrar que essas oportunidades são essenciais. Toda oportunidade começa na escola. A Escola Municipal Santa Cândida foi importante pra eu chegar no IF, o IF foi importante pra eu fazer essa rede de pessoas e eu acho que o objetivo é a gente tentar valorizar ao máximo essas oportunidades, às quais nem todo mundo tem acesso por conta das condições em que se encontram as escolas no Brasil atualmente. É importante você levar isso consigo, tentar trazer um impacto social para a comunidade e retribuir aquilo que lhe foi dado”.

Para contribuir com a vaquinha é só clicar no link http://vaka.me/500467.

Por Lara Morais
Revisão: Paula Faria