Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 05 > Confira oportunidades internacionais para alunos de Ensino Médio ou profissionais já formados

A Assessoria de Relações Internacionais divulgou esta semana duas oportunidades para quem deseja se qualificar no exterior. A primeira delas é voltada a estudantes de nível médio, tendo como prêmio uma experiência em Harvard; e a segunda é voltada a profissionais graduados em diferentes áreas que desejam cursar mestrado em Madri, na Espanha. Confira nas matérias que se seguem.

1 - Oportunidade em Harvard: competição internacional premiará alunos de Ensino Médio

A Universidade de Harvard, nos EUA, está selecionando jovens empreendedores sociais de várias partes do mundo para participarem de uma competição global denominada “Village to Raise a Child”.  Ela propõe que os jovens estudantes apresentem ideias inovadoras para solucionar problemas de suas comunidades locais. Então, os autores das cinco melhores ideias passarão uma semana em Harvard participando de oficinas, aulas e workshops para desenvolverem habilidades de liderança e aprenderem sobre desenvolvimento de um empreendimento social. E ainda apresentarão seus projetos na Cúpula "Igniting Innovation", na cidade de Boston, MA. A ideia inovadora pode ser também um projeto já iniciado há, no máximo, dois anos.

O que é necessário para se inscrever?

As inscrições para o “Village to Raise a Child” estão abertas até 17 de junho, por meio deste link. O estudante pode se inscrever individualmente ou em grupo de até cinco integrantes, mas é necessário que todos estejam matriculados no Ensino Médio ou tenham concluído o Ensino Médio há, no máximo, um ano. Além disso, não podem ter feito matrícula em quaisquer universidades. É preciso, ainda, ter familiaridade com o inglês, pois será necessária a comunicação neste idioma.

O que será custeado aos vencedores?

Empreendedores selecionados individualmente terão todos os custos cobertos, com exceção da passagem aérea. Para esse e outros fins relacionados a deslocamento, haverá apoio financeiro baseado em demanda. A organização do Village to Raise a Child garantirá que todos os selecionados possam participar do programa e não exigirá que o estudante custeie despesas que ele não declarou estar apto a financiar.

No caso de equipes selecionadas, a organização também cobrirá todos os custos, com exceção do bilhete aéreo. Porém, somente será concedido apoio financeiro extra a um integrante do grupo e este apoio também será dado conforme a demanda.

Outras informações

Quem deseja entender melhor como é a experiência do Village to Raise a Child pode ler depoimentos a respeito do programa, que inclusive já contou com a participação de alunos de Institutos Federais: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/programa-seleciona-jovens-no-ensino-medio-para-evento-em-harvard-com-despesas-pagas/

Dúvidas podem ser enviadas por e-mail para o endereço eletrônico: villagetoraiseachild@gmail.com

2 - Embaixada da Espanha divulga oportunidade de bolsas de mestrado para estudantes brasileiros

A Embaixada do Brasil em Madri está oferecendo bolsas para estudantes brasileiros que desejam cursar mestrado (máster) na Espanha. A oportunidade é fruto de acordo da embaixada com a Next Business School, um centro de estudos anexo à Universidade de Lérida, que aposta por novo entorno na comunicação, com empreendimento, marketing e negócios.

Serão 27 bolsas de estudos para o próximo curso letivo 2019-2020, sendo nove bolsas integrais (100% do valor do curso) e 18 parciais (50% do valor do curso). O benefício, portanto, não inclui estadia, passagem aérea ou quaisquer outros tipos de gasto.

Os programas, cada um com 60 créditos europeus, são nas áreas de Comunicação e Marketing; Economia e Empreendedorismo; e Tecnologia e Turismo (confira a relação completa na imagem). Os estudantes beneficiados receberão da Next, sem custos extras, um curso de espanhol com duração de um mês, que visa à preparação para a vida na Espanha.

Mais informações podem ser obtidas em www.nextibs.com.br e nexteducacion.com.

Ascom/ Reitoria
Com informações da Assessoria de Relações Internacionais