Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 05 > Curso de estratégias de ensino para estudantes com deficiência visual conclui atividades

O curso, iniciativa do Núcleo de Ações inclusivas, formou sua primeira turma e teve duração de dois meses.

Buscando incentivar a prática docente na perspectiva do respeito à igualdade por meio de recursos didáticos acessíveis e ressignificar a aprendizagem de pessoas com acuidade visual, o Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do Campus Juiz de Fora realizou durante dois meses o curso "Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem para estudantes com deficiência visual".

As aulas ministradas pela revisora de textos braile Gabriela Santos Leite e pelos bolsistas Diego Augusto dos Santos e Karina Machado Silva foram encerradas no último dia 14. Ao todo, 15 alunos concluíram o curso.

“Tivemos um retorno muito positivo do curso. Os alunos aprenderam de modo geral várias possibilidades de trabalhar o ensino pensando na deficiência visual como, por exemplo, softwares, produção de recursos adaptados por meio de materiais de baixo custo, aplicativos de smartphones, entre outras tecnologias assistivas”, relata Gabriela.

No encerramento do curso, os alunos apresentaram ferramentas acessíveis confeccionadas manualmente por eles e a pedagoga Juliana Gomes Casarim, que tem deficiência visual, avaliou os materiais apresentados. “Tivemos uma variedade de trabalhos, entre eles: convite de evento, coração humano, gráficos, jogos, entre outros”.

Por Lara Morais
Revisão: Paula Faria