Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 07 > Campus Juiz de Fora recebe novos alunos e dá início ao segundo semestre letivo

Campus Juiz de Fora recebe novos alunos e dá início ao segundo semestre letivo

Acolhimento aconteceu no primeiro dia de aula e proporcionou aos estudantes conhecer um pouco mais sobre a instituição, suas oportunidades e diretrizes.

Cerca de 190 novos alunos foram recebidos no IF Sudeste MG na última segunda-feira, 29. Os estudantes ingressaram nos cursos de graduação em Engenharia Mecatrônica e Licenciatura em Física e nos cursos técnicos concomitantes/subsequentes em Mecânica, Transações Imobiliárias, Eventos, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Design de Móveis. Na ocasião, o diretor geral, Sebastião Sérgio de Oliveira, apresentou os coordenadores de curso, o corpo docente e os técnico-administrativos responsáveis pelos principais setores da instituição.

O coordenador e professor do curso Técnico de Mecânica, Daniel de Almeida de Souza, relatou que o frio na barriga sentido no início da profissão se tornou experiência para lidar com as diferenças entre os estudantes. “Na verdade, o papel do professor é conseguir levar também aqueles alunos que têm alguma deficiência de aprendizagem ou não tiveram uma base que os permita acompanhar os outros. Nesse caso, a gente tem uma grande satisfação em ver o estudante chegar ao final. Nós esperamos que ele realmente consiga atingir as expectativas da instituição, que são alcançar uma vida melhor, poder desenvolver uma função relevante para a sociedade e conquistar acesso ao lazer; ter condição de ter uma vida diferente”.

Há sete anos no instituto, o professor busca ensinar aos estudantes que o período de estudos pode mudar seu ciclo de vida, proporcionando condições diferentes do que as que têm no presente. “Então, enquanto professores e coordenadores, nós sempre procuramos atender os alunos, manter um vínculo com as empresas da região, atendendo às suas demandas, e também oferecendo todo o conhecimento necessário para que o desenvolvimento do trabalho deles seja feito da melhor forma possível”.

O novo aluno do curso Técnico em Eletrônica Samuel Genevam Nascimento veio de Matias Barbosa para estudar no campus. O estudante, que conheceu o IF por meio de uma amiga do curso técnico em Metalurgia, pretende viajar a Juiz de Fora todos os dias com o ônibus escolar oferecido pela prefeitura de sua cidade. “Eu me interessei e resolvi fazer a inscrição e, graças a Deus, passei. Quando vi que tinha conseguido, foi uma alegria muito grande, porque eu estava almejando o curso há algum tempo. Escolhi Eletrônica porque é uma área de que eu gosto e eu quero poder trabalhar com isso. Como eu já tenho uma experiência, por causa do curso técnico de Montagem e Manutenção que eu fiz há algum tempo, sei que realmente é isso”.

Alguns setores importantes

Durante a recepção, os estudantes receberam o Manual do Aluno, com informações como horário de entrada e saída dos alunos, horário de funcionamento do refeitório, Regulamentos Acadêmicos (disponíveis no site), carteira estudantil e do funcionamento da biblioteca e do infocentro. Além disso, foram apresentados os setores importantes para a vida estudantil, como a Ouvidoria, responsável por receber demandas dos alunos, como denúncias, solicitação de informação e de simplificação de serviços, ideias de melhoramento e elogios; o Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), que atua no atendimento aos alunos com deficiência, com serviços como intérprete de libras, revisão de texto braile e registros de atendimento, oferecendo apoio da educação especial na perspectiva inclusiva; e a Assessoria de Comunicação Cerimonial e Eventos, responsável pelas notícias publicadas no site institucional e eventos que ocorrem dentro do Campus.

Os novos estudantes também ficaram a par das informações sobre a Assistência estudantil para os alunos de baixa renda, além dos projetos de Treinamento profissional, Extensão Tecnológica, Monitoria e Iniciação Científica.

O diretor destacou que o gabinete da Direção Geral fica no segundo andar do Centro Administrativo, onde os estudantes podem ser recebidos para uma conversa, sempre que precisarem.

Por Paola Rosa
Revisão: Paula Faria