Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 08 > Semana acadêmica incentiva pesquisa e aprimoramento profissional
conteúdo

Geral

Semana acadêmica incentiva pesquisa e aprimoramento profissional

Alunos de Engenharia Metalúrgica, Engenharia Mecatrônica, Sistemas de Informação e Física se dedicam a uma intensa programação de eventos que conta com palestras e minicursos.

Mais de 100 atividades entre minicursos, palestras, mesas redondas e visitas técnicas são oferecidas na Semana da Graduação, que acontece até o próximo dia 24 de agosto, no Campus Juiz de Fora. Uma programação pensada por e para os estudantes através dos Centros Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica (Cacem), Engenharia Metalúrgica (Camet), Sistemas de Informação (Casi) e Física (Calf). Em pauta assuntos diversos e atuais, em sintonia com o desenvolvimento tecnológico dos processos que envolvem seus ofícios. E o interesse dos participantes é unânime: qualificação profissional para tornar-se competitivo diante dos desafios que o mercado impõe. 

A Semana das Engenharias foi planejada para proporcionar aos participantes experiências práticas e a abordagem de temas que não são vistos em sala de aula, como gerenciamento de projetos, programação e automação. De acordo com o presidente do Cacem, Lucas Pinto, essas temáticas despertaram bastante interesse dos estudantes, superando as expectativas de inscrição. “Tivemos quase 300 inscritos do Campus Juiz de Fora e de outras instituições da cidade. Isso demonstra o interesse pela qualificação profissional, atendendo, assim, uma exigência do mercado de trabalho”, explica. 

As demandas de qualificação também nortearam a programação da Semana de Sistemas de Informação. Temas como inteligência artificial, processos de negócios e novas tecnologias são oferecidos de modo acessível e de fácil fixação, sem necessidade de pré-requisitos, oportunizando a participação de estudantes do curso técnico em Desenvolvimentos de Sistemas. 

Também com vistas ao mercado de trabalho, o evento contempla atividades que preparam o candidato a uma vaga de emprego em empresas de tecnologia. Uma das principais dinâmicas de análise e desenvolvimento de pessoas é o Escape Room, que utiliza jogos de lógica para simular situações cotidianas em ambiente empresariais, estimulando o trabalhar em equipe e a criatividade para solucionar desafios. “Nossa ideia é aproximar cada vez mais o estudante do mercado, complementando as abordagens tratadas em sala de aula”, explica o presidente do Casi, Pedro Henrique Ferreira. 

Para os alunos de licenciatura, o grande desafio é tornar as teorias cada vez mais práticas, acessíveis e aplicáveis no cotidiano. As atividades programadas na Semana de Física abordam experiências exitosas, como o ensino praticado em Singapura, considerado o país número um em educação. Metodologias que facilitam o entendimento dos estudantes também são demonstradas, facilitando o aprendizado em sala de aula. De acordo com a presidente do Calf, Luisa Santos Ribeiro, a ideia é apontar caminhos para que o licenciando possa aproveitar ainda mais o curso, aperfeiçoando a sua formação, o que vai gerar um ensino de mais qualidade. 

Ainda dá tempo de participar das atividades. Clique e confira a programação:

 Semana das Engenharias

Semana de Sistemas de Informação

Semana de Física

 

Pedro Lima

registrado em: