Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 08 > Varal do IF: atitudes que fazem a diferença
conteúdo

Geral

Varal do IF: atitudes que fazem a diferença

São cinco anos do projeto que tem o objetivo de despertar a consciência do consumo consciente.

“Fez a festa heim...’, ouvia a auxiliar de serviços gerais, Sandra Esteves, ao sair do Salão de Eventos do Bloco N, na manhã da última sexta-feira (23). A resposta para as colegas “observadoras” estava na ponta da língua “Hoje é dia de Varal do IF”. Ela não era a única: foram várias pessoas que saíram pelo Campus afora ostentando uma sacola carregada de roupas, sapatos e acessórios. A “festa” é uma das mais aguardadas do ano e, muito além de adquirir peças de vestuário, está o objetivo da celebração: despertar a consciência do consumo consciente.

O Varal do IF completa cinco anos e de lá pra cá foram realizadas oito edições, envolvendo cerca de 310 pessoas. O evento se configura como uma rede de trocas de roupas, calçados, acessórios e livros. De acordo com a coordenadora do projeto, Jacqueline Costa, a ideia é proporcionar aos participantes uma nova alternativa de consumo mais consciente, através circulação de peças que não têm mais utilidade para uma pessoa, mas que podem servir para outras:

Para se ter uma ideia do impacto ambiental causado na confecção de roupas, uma calça jeans pode consumir até 2.500 litros de água para ser produzida, o suficiente para uma pessoa durante 15 anos. Levando esses números para a realidade do Varal, os 17.296 itens arrecadados desde que foi criado resulta numa economia estimada de 43.240.000 litros de água. “Ao longo desses cinco anos, o Varal contribuiu para uma nova perspectiva de consumo sustentável e acreditamos que, com todos os itens arrecadados e trocados, conseguimos gerar um impacto no meio ambiente”, explica Jacqueline.

O projeto também ganhou as ruas da cidade. Os itens que não foram utilizados são levados para a Praça da Estação. A próxima edição já está marcada: será no dia 13 de setembro. Tudo estará à disposição e será doado para quem se interessar.

Além dos números alcançados em doações e envolvimento da comunidade, Jacqueline comemora a aprovação de um artigo no 2º Fórum Fashion Revolution, que acontece em São Paulo nos dias 10 e 11 de outubro. O evento é a primeira plataforma do Brasil criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na indústria da moda.

Por Pedro Lima

registrado em: