Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 09 > Durante plantio de árvore, alunos e servidores demonstram consciência ambiental

Durante plantio de árvore, alunos e servidores demonstram consciência ambiental

Ato aconteceu na manhã desta sexta-feira e marcou a celebração do dia da árvore e das comemorações dos 10 anos de implantação dos Institutos Federais.

O plantio de uma espécie de pau-brasil na manhã desta sexta-feira (20) em uma área próxima à cantina do Campus Juiz de Fora marcou a celebração do dia da árvore e o as comemorações dos 10 anos de implantação dos Institutos Federais. Presentes no ato, servidores e alunos destacaram a importância da iniciativa e os impactos positivos que um pequeno gesto pode gerar para o meio ambiente.

“O plantio de árvores é importante para a purificação e umidade do ar, filtram gás carbônico e devolve oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos”, explicou o estudante Vinicius Delpenho, do 3º ano de Eletromecânica Integrado. Seu colega de turma, Marlon Lourenco, acrescentou que uma árvore, além de deixar o ambiente mais bonito, oferece sombra e um clima mais fresco.

O servidor técnico-administrativo Itamar de Souza Gomes, sugere que outras áreas sejam aproveitadas no Campus para o plantio de árvores. “Os benefícios são inúmeros, mas também seria interessante plantar essas árvores e incentivar os alunos a cuidarem dessa vegetação. São iniciativas responsáveis que colaboram para o desenvolvimento sustentável”.

O professor Cassiano Ribeiro da Fonseca, no Núcleo de Biologia, justificou o ato simbólico com o plantio “Do ponto de vista das comemorações dos 10 anos dos Institutos, acredito que as árvores podem ser uma boa analogia ao histórico da instituição, pois crescemos, a rede aumentou significativamente seu número nos últimos anos; nos desenvolvemos, estamos sempre nos aprimorando não só com cursos técnicos, mas com graduação e pós graduação;  e geramos frutos, nossos alunos formados”.

Por Pedro Lima