Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 09 > Plantio de árvore celebra história dos Institutos Federais

Plantio de árvore celebra história dos Institutos Federais

Ato será realizado na próxima sexta-feira, dia 20, às 09h30, perto da cantina. A iniciativa será realizada para comemorar os 10 anos dos Institutos Federais.

Save the date: 20 de setembro. Será nesta data, às 09h30, que um grupo de estudantes vai se reunir em uma área próxima à cantina do Campus Juiz de Fora para plantar uma árvore da espécie Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis). A iniciativa será realizada para comemorar os 10 anos de criação dos Institutos Federais no Brasil e o dia da árvore que é celebrado no sábado seguinte.

A espécie que será plantada é típica da região da Mata Atlântica e foi doada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). De acordo com o professor Cassiano Ribeiro da Fonseca, no Núcleo de Biologia e responsável pelo ato, o plantio de árvores traz uma série de benefícios para o meio ambiente, pois são fontes de alimentos e abrigo para fauna, retém água no solo, melhora a qualidade do ar, absorve os ruídos do ambiente e produz sombra, melhorando o microclima do seu entorno.

Ele explica, também, o ato simbólico com o plantio “Do ponto de vista das comemorações dos 10 anos dos Institutos, acredito que as árvores podem ser uma boa analogia ao histórico da instituição, pois crescemos, a rede aumentou significativamente seu número nos últimos anos; nos desenvolvemos, estamos sempre nos aprimorando não só com cursos técnicos, mas com graduação e pós graduação;  e geramos frutos, nossos alunos formados.

Por Pedro Lima