Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 09 > Última semana de inscrições do Processo Seletivo 2020/1 do IF Sudeste MG
conteúdo

Destaque

Última semana de inscrições do Processo Seletivo 2020/1 do IF Sudeste MG

Instituição apresenta novidade com inscrições que aproveitam as notas do ENEM de 2017, 2018 e 2019. Em JF, a novidade é o curso de Tecnologia em Design de Interiores.
publicado: 30/09/2019 17h17, última modificação: 01/10/2019 14h29

“Quer estudar em uma instituição gratuita e com qualidade de ensino? Esta é sua chance! A educação TRANSFORMA!”. Os candidatos que ainda não fizeram a inscrição para o Processo Seletivo 2020.1 do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais têm até o dia 08 de outubro para garantir seu lugar. São 3.609 vagas entre cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em todos os 10 campi: Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei e nos campi avançados Bom Sucesso, Cataguases e Ubá.

O aluno interessado poderá acessar o edital com as informações no link: https://copese.ifsudestemg.edu.br.  As inscrições são exclusivamente pela internet. Este é o maior Processo Seletivo já realizado pelo IF Sudeste:

- 1279 vagas de graduação (Provas, ENEM e SISU);

- 877 vagas para o técnico Integrado;

- 1250 para os cursos concomitantes/subsequentes e pós-técnico;

- 203 para os cursos de pós-graduação lato e stricto sensu

As provas serão realizadas nos dias 07 ( cursos técnico Integrados e especialização técnica) e 08 (cursos técnicos subsequentes e concomitantes, graduações e pós-graduações) de dezembro. 

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site https://copese.ifsudestemg.edu.br, clicar em inscrições, acessar a área do candidato e seguir os passos. A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 9 de outubro, apenas por quem não conseguiu a isenção. Para os alunos isentos, a guia será emitida sem valor. É importante ressaltar que mesmo os candidatos contemplados com a isenção precisam se inscrever. 

O aluno que tiver dificuldade de acesso à internet, pode buscar apoio em um dos campi do IF Sudeste MG. Computadores com acesso à internet estarão à disposição. A relação dos campi e seus horários de funcionamento também são encontrados nos editais, assim como todos os documentos necessários e outras informações sobre o Processo Seletivo. 

 

Nota do ENEM

O Processo Seletivo 2020.1 do IF Sudeste MG traz novas oportunidades em diversos níveis de educação, com novos cursos em suas 10 unidades. Além disso, conta com uma nova modalidade de seleção para os cursos de graduação.

Além das 40% das vagas por meio das provas do dia 08 de dezembro, 30% das vagas são reservadas para o Sisu por meio da nota do Enem de 2019. Para aqueles que querem tentar uma vaga e não querem ou não poderão realizar as provas em dezembro, podem ainda se inscrever pela modalidade ENEM, utilizando a nota do ENEM dos anos de 2017, 2018 e 2019 como ponto de corte para as vagas. Para se ter uma ideia das 1.279 vagas de graduação disponíveis, cerca de 380 vagas estarão disponíveis pela nova modalidade ENEM.

Para esclarecer dúvidas gerais, entre em contato com a Comissão de Processos Seletivos (Copese) do IF Sudeste: (32) 33257-4166  ou pelo e-mail copese@ifsudestemg.edu.br.

  

Juiz de Fora

Neste Processo Seletivo, o Campus Juiz de Fora vai ofertar vagas para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. A novidade fica por conta do novo curso Tecnólogo em Design de Interiores. O curso será o primeiro a ser ofertado pelo Campus nesta modalidade, ofertará 25 vagas e terá 2 anos e meio de duração. 

Os candidatos à graduação terão três oportunidades de ingressar na instituição: pela prova do vestibular, pelo cadastro da nota do Enem em nosso sistema e pelo Sisu. Os editais (exceto do Sisu) estão disponíveis em nosso site e têm as informações sobre como participar. 

 

 Veja os cursos ofertados pelo Campus JF no Processo Seletivo 2020/1:

 

Cursos técnicos integrados ao ensino médio

- Desenvolvimento de Sistemas - integral - 3 anos

- Edificações - integral - 3 anos

- Eletromecânica - integral - 3 anos

- Eletrotécnica- integral - 3 anos

- Mecânica- integral - 3 anos

- Metalurgia - integral - 3 anos

- Secretariado (Proeja) Noturno - 3 anos (inscrições presenciais)

 

Cursos técnicos concomitantes/subsequentes

- Edificações - noturno - 2 anos 

- Eletromecânica - noturno - 2 anos

- Eletrotécnica - noturno - 2 anos

- Metalurgia - noturno - 2 anos

- Eventos - vespertino - 1 ano

- Transporte Rodoviário - noturno - 1,5 anos

 

Curso técnico subsequente

- Transações Imobiliárias - noturno - 1 ano

 

Graduação 

- Engenharia Mecatrônica - integral - 5 anos

- Engenharia Metalúrgica - noturno - 5 anos e meio

- Sistemas de Informação - integral - 4 anos

- Licenciatura em Física - noturno - 4 anos e meio

- Tecnologia em Design de Interiores - noturno - 2 anos e meio (novo)

 

Pós-Graduação

- Sustentabilidade na Construção Civil - 18 vagas

 

 

Por Juliana Rodrigues
Com informações da Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos do Campus Juiz de Fora

 

registrado em: