Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 09 > Varal do IF vai à praça e leva dignidade para pessoas em situação de rua
conteúdo

Geral

Varal do IF vai à praça e leva dignidade para pessoas em situação de rua

Mais uma edição do Varal na Rua movimentou a Praça da Estação na manhã da última sexta-feira (13). O projeto promove trocas de roupas, calçados, acessórios e livros.

Para muita gente, sexta-feira 13 é sinônimo de mau agouro. Mas para a turma do Varal do IF, a data passa longe dessa tradição, muito pelo contrário. Foi dia de arregaçar as mangas, fazer o bem e incentivar a consciência ambiental. E assim rumou para a Praça da Estação em mais uma edição do “Varal na Rua”. Roupas, calçados, acessórios e livros foram doados para quem se interessava. No local, funcionava assim: pegou, gostou, levou.

E lá se vão cinco anos de uma iniciativa que, ainda em sua fase embrionária, demonstrava todo seu potencial de impactar vidas e conscientizar pessoas sobre sua conduta em benefício de um meio ambiente preservado e sustentável. O projeto Varal do IF cresceu, amadureceu e seguiu seu caminho para impactar mais pessoas. Tomou as ruas e agora também leva dignidade para pessoas em vulnerabilidade social.

Ao fazer uma retrospectiva dessa trajetória, a coordenadora do projeto, Jacqueline Costa, conta que o contraste é o que mais sobressalta em todos esses anos. Em várias situações, as doações vieram de pessoas que mais precisam. “Um morador de rua, que às vezes não tem nem o que comer, nos procurou durante o último varal para doar crocs, uma espécie de sandália. Outro caso foi de uma mulher que trabalha em uma loja de roupas e estava jogando no lixo peças com pequenos defeitos, mas ao ver nosso trabalho, decidiu doar. São pequenas mudanças no comportamento das pessoas com relação ao consumo da moda que aos poucos vão fazer grande diferença no meio ambiente”.

Para se ter uma ideia do impacto ambiental causado na confecção de roupas, uma calça jeans pode consumir até 2.500 litros de água para ser produzida, o suficiente para uma pessoa durante 15 anos. Levando esses números para a realidade do Varal, os 17.296 itens arrecadados desde que foi criado resulta numa economia estimada de 43.240.000 litros de água. “Ao longo desses cinco anos, o Varal contribuiu para uma nova perspectiva de consumo sustentável e acreditamos que, com todos os itens arrecadados e trocados, conseguimos gerar um impacto no meio ambiente”, explica Jacqueline.

 

O que é o Varal             

O Varal do IF é uma rede de trocas de roupas, calçados, acessórios e livros. A ideia é proporcionar aos participantes uma nova alternativa de consumo mais consciente, através circulação de peças que não têm mais utilidade para uma pessoa, mas que podem servir para outras: A dinâmica é simples. Para cada peça doada, o participante recebe uma quantidade de “IF Coins”- moeda criada exclusivamente para o projeto - que é utilizada na hora de trocar por outras peças de seu interesse. As roupas que não são adquiridas durante o evento são doadas para o “Varal na Rua” e instituições de caridade da cidade.

“Pouco se fala sobre a indústria da moda, que é uma das que mais poluem o meio ambiente, e a gente acaba nem pensando nisso. Todo mundo consome roupa e o objetivo do Varal é promover uma alternativa a esse consumo desenfreado. Gasta-se muitos recursos naturais para fabricar uma peça, que muitas vezes fica parada no guarda-roupa. A nossa intenção é aumentar a vida útil desta roupa e fazê-la circular”, afirma Jacqueline.

 

Por Pedro Lima

registrado em: