Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Atividades discutem qualidade da saúde mental entre adolescentes

Atividades discutem qualidade da saúde mental entre adolescentes

O Campus JF firmou uma parceria com o projeto SOS Saúde Mental da UFJF para realização de palestras e rodas de conversas durante o mês de outubro.

Nos últimos anos, o aumento no número de alunos com problemas relacionados à depressão, ansiedade e outros distúrbios tem preocupado instituições de ensino. Em muitos casos, o quadro vem se agravando devido à falta de conhecimento sobre sintomas iniciais. Pensando em conceder espaço para um diálogo aberto e interdisciplinar sobre o assunto, o Campus Juiz de Fora firmou uma parceria com o projeto de extensão SOS Saúde Mental da UFJF para realização de palestras e rodas de conversas durante o mês de outubro.

Acadêmicos de Medicina e Enfermagem estarão no anfiteatro do Centro Administrativo no dia 23 de outubro, às 19h, para uma palestra com pais e alunos de todos os cursos tratando o tema Depressão e Suicídio na Adolescência. Também estão previstas rodas de conversas nos dias 18 e 25 deste mês, às 13h, no auditório do Bloco A.

A psicóloga do Campus Juiz de Fora, Vanessa Quintão, explica que a parceria com o projeto da UFJF foi possibilitada graças à intervenção do ex-aluno Mateus Marmet, que agora é acadêmico de Medicina. “Essa parceria vem fortalecer as ações que já desenvolvemos no Campus ao longo do ano, oferecendo um canal de discussão entre jovens, de estudante para estudante”.

Ela explica que a discussão sobre depressão e suicido na adolescência é de extrema importância e deve ser abordado sem tabus. “Observamos, com bastante preocupação, um aumento significativo do numero de casos de depressão e ansiedade nos nossos alunos nessa faixa etária. Esse fato se agrava quando consideramos o alto nível de exigência acadêmica dos nossos cursos técnicos integrados”.

Por Pedro Lima