Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Atividades práticas marcam o segundo dia da Secitec 2019
conteúdo

Geral

Atividades práticas marcam o segundo dia da Secitec 2019

A programação também contou com oficinas a apresentação de todos os projetos de extensão desenvolvidos no Campus JF.

Segundo as resoluções nacionais vigentes, todo projeto de pesquisa que envolve seres humanos e animais deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética. Mas como proceder? O que deve ser feito? Esses questionamentos nortearam o segundo dia da Secitec 2019 que contou, ainda, com atividades diversas, como oficina de derivados de leite, montagem e manutenção de drones, experimentos em química, dentre outros, além de uma apresentação do Coral Canta IF que encerrou a programação desta quinta-feira (17).

Pela manhã, o professor Ciro Vale, do Núcleo de Geografia, conduziu uma oficina mostrando um passo a passo de como submeter o estudo ao comitê. Projetos que contam com entrevista e questionários; testes, diagnósticos, técnicas novas ou uso de fármacos devem passar por essa avaliação que tem o objetivo de zelar pela ética, integridade e dignidade de seres humanos envolvidos. A primeira providencia é realizar um cadastro na Plataforma Brasil, um sistema eletrônico do Governo Federal que recebe todas as pesquisas no país.

Esse site foi o tema da oficina conduzida pela Prof. Gheysa Gama, do Núcleo de Eventos, realizada no início da tarde. Ela esclareceu os principais procedimentos para inscrição de projetos, apresentou exemplos de documentos que regem a ética na pesquisa com seres humanos e apontou as principais demandas e pendências que são geradas em projetos submetidos.

Os participantes da Secitec 2019 tiraram o dia para colocar a mão na massa em diversas atividades práticas. Teve quem se dedicou a montagem de drones, desde o processo de construção, calibragem e pilotagem; a elaboração de circuitos elétricos; em reconhecer imagens utilizando python, um método de grande utilidade nas áreas de visão computacional e robótica; na fabricação de produtos derivados do leite, dentre outros.

O segundo dia também foi dedicado para apresentar todos os projetos extensionistas desenvolvidos pelo Campus Juiz de Fora ao longo deste ano. Para isso, foi utilizada a técnica de pitch, uma ferramenta em vídeo muito utilizada por empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores. Cada coordenador teve dois minutos para contar de forma objetiva as ações desenvolvidas e seus resultados já alcançados.

A conscientização social foi incentivada em várias palestras com assuntos variados: desde a luta e valorização da cultura indígena, passando pela reflexão sobre os impactos sociais da ocupação urbana irregular nas grandes cidades, até chegar em questões que envolvem a educação no trânsito.

Fechando as atividades, o Coral Canta IF presenteou os participantes com boa música, com as canções Romaria, de Renato Teixeira; O caderno, de Toquinho e Vinícius de Moraes; Maluco Beleza, de Raul Seixas e Cláudio Roberto; Tanto Mar, de Chico Buarque, dentre outras.  

 

Por Pedro Lima

registrado em: