Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Fluxo continuo de frequência é desafio para projetos de monitoria

Fluxo continuo de frequência é desafio para projetos de monitoria

Durante Secitec, professores e estudantes se reuniram em roda de conversa para definir estratégias de modo a garantir mais presença nas monitorias.

Durante toda a manhã desta quarta-feira (16), alunos e professores estiveram reunidos em rodas de conversas para apresentar as dinâmicas desenvolvidas em cada um dos 45 projetos de monitoria desenvolvidos no Campus Juiz de Fora. O maior desafio, segundo relatos dos participantes, é fazer com que a atividade tenha um fluxo mais contínuo de procura, que atualmente fica mais concentrada no período de provas.

As apresentações foram divididas em seis eixos, de acordo com as afinidades de disciplinas, integrando a programação da Secitec 2019. Para a coordenadora de uma dessas sessões, prof. Sara Del-Vecchio, do Núcleo de Mecânica, esses momentos são importantes para que se possam apontar caminhos de modo a incentivar a participação dos alunos nas monitorias. “A participação intensa dos estudantes acontece sempre nas vésperas de provas. Com essas rodas de conversas podemos traçar, conjuntamente, ações efetivas para garantir ainda mais a efetividade e o aperfeiçoamento dessas ações que são muito importantes no processo de ensino-aprendizagem”.

O coordenador do curso de Edificações, prof. Cláudio Paiva, tem dois projetos cadastrados. Ele destaca os benefícios da monitoria, tanto para o monitor, quanto para o aluno que frequenta essas aulas. “Para o estudante é um suporte importante para tirar dúvidas, exercitar o conteúdo e potencializar suas habilidades. Para quem é monitor, além de poder ajudar quem está com dificuldade na matéria, é uma forma de desenvolver sua didática, estimulando sua aptidão docente. Muitos alunos têm potencial e bastante conhecimento, mas são inibidos e o projeto ajuda nesse sentido”.

Benefícios que o estudante Vinícius Gonçalves Cardoso, do 4º período de Engenharia Mecatrônica, presencia em suas atividades como monitor de Álgebra Linear. Ao estabelecer um maior contato com a matéria, consegue identificar pontos que podem ser explorados em outras disciplinas, aprimorando ainda mais o seu aproveitamento no curso. “Percebo que muitos colegas se esquecem dos principais fundamentos, focando nesse aprendizado só para fazer as provas. A monitoria pode servir para fazer essas ligações, por isso a importância de se estabelecer um fluxo mais continuo de participação”.

Por Pedro Lima