Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Jovens Músicos animam público da Secitec 2019 com repertório variado

Jovens Músicos animam público da Secitec 2019 com repertório variado

As músicas, que passearam pelo rock, passando pela MPB e chegando ao baião, foram apresentadas durante o intervalo do almoço desta quarta-feira.

O corre corre tradicional de todo dia na hora do almoço no hall de entrada, na saída do Refeitório Estudantil, teve um embalo diferente no início da tarde desta quarta-feira (16). Os Jovens Músicos do IF prepararam uma apresentação especial, com um repertório eclético que passeou pelo rock, passando pela MPB e chegando ao baião para animar os participantes da Secitec 2019.

Quem passava pelo local não resistiu e parou para apreciar o talento dos estudantes que integram o projeto. A auxiliar de serviços gerais, Sandra Esteves, ficou emocionada com os acordes da música Anunciação, de Alceu Valença. “Uma canção que tem uma carga emocional muito grande, que remete a muitas histórias da minha adolescência. Foi bonito de ver esses jovens com tamanho talento e gosto musical”.

O projeto de extensão “Jovens Músicos” é um coordenado pela professora Helen Barra, no Núcleo de Artes, e promove a formação musical de seus membros através de ensaios de naipes de instrumentos e de aulas de teoria e percepção musical. Os participantes não necessariamente precisam saber tocar, mas é necessário ter gosto pela música.

O estudante Matheus do Carmo Costa, do 2º ano integrado de Informática, já está no grupo há dois anos. Apesar de não possuir muitos fundamentos, seu ouvido apurado sempre esteve atento as melodias, no ritmo e no tempo das entradas de cada instrumento durante a execução das músicas. Ele conta que o maior desafio é aprender a tocar um instrumento em grupo. “Ter a noção da hora de entrar, quando subir um tom e diminuir uma nota para uma apresentação harmônica é bem difícil e exige muita preparação”.

Já o estudante João Henrique Rocha Pereira, do 1º ano integrado de Desenvolvimento de Sistemas, toca violão a bastante tempo e viu no projeto uma oportunidade de aprimorar sua técnica e interagir com colegas de outros cursos. Ele destaca o papel transformador da música. “A música muda as pessoas e ajuda a definir quem você é. É algo que todo mundo deveria se dedicar em algum momento da vida”.

Por Pedro Lima