Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Neabi realiza VII Semana de Cultura e Consciência Afro-Brasileira e Indígena
conteúdo

Geral

Neabi realiza VII Semana de Cultura e Consciência Afro-Brasileira e Indígena

O tema “Terras indígenas e quilombolas: marcos legais, políticas públicas e ameaças atuais” será discutido entre os dias 14 e 18 de outubro.

Entre os dias 14 e 18 de outubro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) realiza sua VII Semana de Cultura e Consciência, dessa vez debatendo o tema “Terras indígenas e quilombolas: marcos legais, políticas públicas e ameaças atuais”. Palestras, rodas de conversas e exibição de filmes integram a programação que é direcionada a toda a comunidade acadêmica.

De acordo com o coordenador do Neabi, professor Luís Eduardo Oliveira, o objetivo do evento é contribuir para a difusão de conhecimentos socialmente referenciados sobre assuntos como os significados históricos e a atualidade do Quilombo dos Palmares; a trajetória do indigenismo republicano, das ações pioneiras do Marechal Cândido Rondon à criação do Parque Nacional do Xingu em 1961; o papel decisivo exercido por inúmeras lideranças indígenas; e quilombolas para a consagração na Constituição Federal de 1988 de noções como direito originário e territórios das comunidades tradicionais.

“Esperamos, desta maneira, contribuir para a formação humanística e cidadã dos jovens estudantes de nossa instituição, tendo como referências fundamentais de nossas ações o pensamento pacífico e edificante de duas importantes lideranças históricas: o cacique caiapó Raoni Metuktire e Nelson Mandela”, explica o professor Luís Eduardo.

Sobre o Neabi

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) é um projeto de extensão que vem sendo desenvolvido no Campus Juiz de Fora desde 2012, promovendo ações de educação das relações étnico-raciais e em favor das políticas afirmativas. A iniciativa atende o disposto nas Leis Federais n.º 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e na Resolução CNE/CEB N.º 01/2004 -  que, no seu conjunto, estabeleceram a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino de todo o país.

Clique aqui e confira a programação.

 

Por Pedro Lima

registrado em: