Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Secitec 2019 tem início mostrando os caminhos para fazer pesquisa

Secitec 2019 tem início mostrando os caminhos para fazer pesquisa

A oficina “Ferramentas que auxiliam na produção de artigos científicos” foi realizada na manhã desta quarta-feira (16) com dicas para iniciantes na área.

A Secitec 2019 se configura como um espaço de visibilidade de toda a produção científica do Campus Juiz de Fora. Mas para quem deseja ingressar na área de pesquisa, qual o caminho? O que é necessário fazer? Questionamentos que foram abordados na primeira atividade do dia, na manhã desta quarta-feira (16), durante a oficina “Ferramentas que auxiliam na produção de artigos científicos”.

Uma atividade que se estabeleceu em uma interação entre alunos. Isso porque a condução dos trabalhos foi feita pelo estudante Flávio Henrique de Almeida Júnior, do 8º período de Sistemas de Informação, que percebeu entre seus colegas uma dificuldade em ingressar na pesquisa por desconhecimento. “Muitos não encontram suporte para desenvolver pesquisas, pois o foco está direcionado para o mercado de trabalho. É importante a oferta de atividades que mostram os caminhos da pesquisa, até para que o aluno tenha parâmetros para escolher o caminho a seguir”, explica.

Dentre as diversas ferramentas que auxiliam o pesquisador a desenvolver seus estudos, Flávio destacou o Parsifal, um site onde é possível efetuar um mapeamento sistemático da literatura, para identificar as principais tendências, o estado da arte e os estudos mais recentes da área de interesse.

A maioria dos estudantes presentes na oficina era de alunos do ensino técnico. Muitos ainda não realizam pesquisa, mas enxergaram nessa atividade uma oportunidade para o futuro. “Gosto de pesquisar e sou bastante curiosa, mas ainda não sei o que fazer. Lá na frente posso fazer uso dessas ferramentas, por isso é sempre bom estar inteirado desses procedimentos”, afirma a estudante Sara Oliveira, do 2º ano integrado de Metalurgia.

Por Pedro Lima