Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 10 > Seminário discute integridade e transparência na gestão pública
conteúdo

Geral

Seminário discute integridade e transparência na gestão pública

Servidores estarão reunidos na tarde desta quinta-feira no Campus JF em discussões que atendem a uma exigência constante dos órgãos de controle.

Nesta quinta-feira (10), integridade e transparência da gestão pública estarão em debate em um evento que será realizado pela Ouvidoria, Auditoria e Procuradoria do IF Sudeste MG. Servidores estarão reunidos durante toda a tarde no auditório do Bloco A do Campus Juiz de Fora para ouvir especialistas durante o seminário “Desvendando a Governança: a nova Administração Pública”.

Essas discussões atendem a uma exigência constante dos órgãos de controle, especialmente do Tribunal de Contas da União, dando origem ao Decreto nº 9.203/2017, que define a governança pública como “conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução das políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.

De acordo com a auditora do Campus JF, Maria Luíza Firmiano Teixeira, dentre os princípios/bases da governança está a integridade, definida como o necessário alinhamento das organizações a valores e normas éticas capazes de garantirem a priorização do interesse público e, consequentemente, a priorização do cidadão.

Confira a programação:

14:30h – Abertura

15h: Palestra: “A governança e os programas de integridade” com a prof. Caroline Pinheiro, da Faculdade de Direito da UFJF. 

15:40h: palestra: “Mecanismos de Combate à Corrupção na Administração Pública”, com a procuradora Federal Nádia Sarmento (AGU) e o prof. Daniel Augusto de Oliveira (Pró-Reitoria de Extensão).

16:20h: Palestra: “Governança Pública e Transparência”, com a auditora do Campus Juiz de Fora Maria Luíza Firmiano Teixeira

17h: Debate e questões

 

 

Por Pedro Lima

registrado em: