Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 03 > Ex alunos desenvolvem projeto para melhorar o consumo de energia no Campus

Ex alunos desenvolvem projeto para melhorar o consumo de energia no Campus

Lâmpadas e alguns equipamentos de ar condicionado com potencial de economia serão substituídos.
Exibir carrossel de imagens Da esquerda pra direita, Nilton Júnior (aluno do IF), João Lucas Reis, Henrique Rodrigues (ex IF), Renan Alves (ex IF), Gabriel Amarante (ex IF) e Bruce Machado.

Gabriel Amarante e Renan Dias são engenheiros mecatrônicos formados no Campus Juiz de Fora. Já atuantes no mercado, eles retornaram para a instituição como integrantes da empresa Deode, responsável pelo desenvolvimento de um projeto que  visa reduzir o consumo de energia nas instalações da unidade. O projeto foi desenvolvido junto à Deode, empresa de base tecnológica com foco em projetos de eficiência energética.

Os engenheiros integram a empresa de tecnologia com foco em projetos de eficiência energética desde o período de estágio e desenvolvem trabalhos para inúmeras instalações do país. Além de contar com Gabriel e Renan, o projeto foi coordenado por outro ex aluno do Campus, Henrique Rodrigues, que integrou a primeira turma de Engenharia Mecatrônica.

Os engenheiros destacam que os ensinamentos adquiridos no IF foram de grande importância para que o projeto fosse desenvolvido. Conforme Gabriel,  “o curso trouxe toda a base para que eu estivesse apto a ingressar na empresa, na oportunidade do estágio e para desenvolver novas habilidades e conhecimentos no âmbito técnico e comportamental. Diversas matérias da grade foram de grande ajuda no desenvolvimento do meu trabalho atualmente.”

Já para Renan, é satisfatório poder contribuir com melhorias e redução de custos onde aprendeu boa parte de tudo que aplica hoje no trabalho. “Além de contribuir para uma sociedade mais sustentável, poder retribuir de alguma forma toda dedicação das pessoas que fazem parte do IF é uma grande realização. O maior aprendizado adquirido além dos ensinamentos técnicos, foram os conselhos e orientações em atividades de extensão.Isso auxiliou muito na hora de ir para o mercado, solucionar problemas e enxergar oportunidades de melhoria nos projetos que estive envolvido.”

O projeto foi contemplado com uma verba da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética (Cemig). Os engenheiros desenvolveram ações  de eficiência energética para o Campus Juiz de Fora no ano passado (2019) com o intuito de reduzir o consumo de energia, com a substituição de lâmpadas e alguns equipamentos de ar condicionado que possuem potencial de economia.

Sobre o projeto

Por meio de uma ação inovadora no âmbito do IF Sudeste MG, o Campus Juiz de Fora executará projeto de eficientização das suas instalações elétricas. O projeto, no valor de R$ 496.812,76, prevê a substituição de cerca de 2.700 lâmpadas de baixa eficiência por iluminação LED, 3 aparelhos de ar condicionado mais econômicos e ações de conscientização da comunidade acadêmica. A renovação da iluminação será realizada em diversos ambientes do Campus, como salas de aulas, laboratórios, espaços administrativos, quadras, áreas de circulação, anel viário, entre outros.

Processo

Aprovado no edital da Chamada Pública nº 01/2019 da CEMIG Distribuição S.A, o projeto será integralmente custeado pela empresa que, conforme Resoluções Normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), deve investir em ações que assegurem melhoria na eficiência energética no uso final de energia elétrica.

A Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) coordenou a participação do IF Sudeste MG no edital. Tal comissão, composta por professores e técnicos-administrativos em educação dos campi e da Reitoria, foi criada em 2018, a partir de solicitação do prof. Filipe La-Gatta, atual coordenador da CICE.

O coordenador explica que viu no edital da chamada pública de eficiência energética da Cemig grande oportunidade para a promoção de ações voltadas para eficientização das instalações elétricas do Instituto. Foi então que, para que o IF Sudeste MG pudesse participar do certame, o professor sugeriu a criação da CICE, já que a existência deste tipo de comissão é a primeira exigência para a apresentação de propostas.

Após a constituição e a realização dos estudos necessários, a CICE apontou a possibilidade de estabelecimento de parceria com Empresa de Serviços de Energia - Energy Services Company (ESCO) para a elaboração dos projetos de eficientização e participação nos editais de chamamento público. Assim, por meio de uma ação integrada entre a Direção Geral do Campus Juiz de Fora, a Procuradoria Federal junto ao IF Sudeste MG, a Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, foi estabelecido um convênio com a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) para a seleção de ESCO interessada na elaboração de projetos de eficiência energética para o IF Sudeste MG.  A atuação da Procuradoria Federal foi de extrema relevância neste processo, pois garantiu a segurança jurídica necessária para este projeto inovador, esclarece o prof. Aluísio de Oliveira, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional.