Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 05 > Mesmo com quarentena, atividades da equipe DroniFly seguem a todo vapor

Mesmo com quarentena, atividades da equipe DroniFly seguem a todo vapor

Criado em 2016, o projeto visa o desenvolvimento de um drone para o cumprimento de determinadas missões. É formado por alunos dos cursos técnicos integrados e professores dos núcleos de Eletricidade, Eletrônica e Automação.

Os drones, aeronaves que possuem a capacidade de sustentar voo sem a presença de uma pessoa a bordo, são utilizados tanto militarmente quanto em atividades civis, como a entrega de produtos, a pesquisa ambiental, o mapeamento e monitoração de uma região, o gerenciamento de queimadas, salvamento de pessoas, exploração de áreas de difícil acesso e inspeções diversas, além do uso recreativo. E foi pensando na difusão desta tecnologia, e em todo cenário de grande investimento e desenvolvimento dos drones que, em 2016, o projeto DroniFly foi proposto.

A equipe é formada por cinco professores orientadores: Filipe Andrade La-Gatta, do Núcleo de Eletrônica e Automação; Michael de Oliveira Resende, Tales Pulinho Ramos e Wellington Carlos da Conceição, do Núcleo de Eletricidade; e Thiago da Silva Castro, do Departamento Acadêmico de Ciência e Tecnologia; além de 20 alunos dos cursos técnicos integrados do Campus Juiz de Fora.

O projeto DroniFly visa o desenvolvimento de um drone para o cumprimento de determinadas missões, no qual os alunos são incentivados a realizar pesquisas científicas e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do curso de formação. Além disso, para o professor Wellington, o desenvolvimento de outras habilidades também é incentivado. “O projeto auxilia para uma formação mais ampla do aluno, pois vai além do aprendizado tradicional em sala de aula. Há um desenvolvimento de outras habilidades, como aprender trabalhar em equipe, saber resolver problemas, organização e o aprendizado em técnicas e métodos de pesquisa”.

Durante esses quatro anos de existência, o DroniFly acumula excelentes resultados na competição nacional, como a Fórmula Drone, organizada pela SAE Brasil, ligada SAE International, que é uma das principais fontes de normas e padrões relativas aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo. A equipe conquistou o primeiro lugar na edição de 2017, sétimo lugar na edição de 2018, terceiro lugar na edição de 2019, além de quatro menções honrosas ao longo das três edições.

Atualmente, os alunos estão trabalhando e envolvidos nas atividades para participação na competição Fórmula DroniFly 2020. Esta é uma competição interna do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora que foi idealizada nos moldes da competição nacional. Criado em agosto de 2019,  os alunos são divididos em duas equipes e cada uma deve projetar, construir e voar um drone tipo quadrotor rádio controlado.

Além disso, este projeto tem como objetivo selecionar novos membros para equipe. A competição, que estava agendada para ser realizada no final de março, está adiada devido a suspensão das atividades presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus. No entanto, atualmente, os alunos seguem ativos, trabalhando no documento técnico e no vídeo, além de estarem estudando o software de calibração e monitoramento do drone.