Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 05 > Hábitos de consumo de água no Campus JF são detalhados em pesquisa

Hábitos de consumo de água no Campus JF são detalhados em pesquisa

O estudo mostrou que as atividades das áreas externas e banheiros são as praticadas com hábito menos consciente de utilização da água pelos usuários.

O consumo de água no Campus Juiz de Fora foi o  tema da pesquisa do biólogo e aluno de pós-graduação em Sustentabilidade na Construção Civil, Placiano Viana. Interessado pela temática da preservação e manutenção dos corpos hídricos, ele teve como objetivo contribuir de forma direta para o uso racional do recurso e despertar a consciência ambiental da comunidade interna. O estudo apontou que as atividades das áreas externas e banheiros são as praticadas com hábito menos consciente.

A conclusão prévia da pesquisa é que o consumo médio histórico do Campus é de 916 m³/mês, com consumo médio por pessoa de 17,85L/dia, no entanto, esse consumo é regulado pela presença da comunidade interna com atividades normais de funcionamento. Os picos de consumo são proporcionados principalmente pelas atividades de manutenção e limpeza que ocorrem logo após o início das férias e no período que antecede a volta às aulas. Placiano destaca que mesmo com a ausência de atividade no Instituto, os locais em que há vazamento continuam a gerar perdas sem interrupções, contribuindo para um consumo que não provém do uso pela comunidade interna.

O biólogo explica que a percepção da comunidade interna quanto ao uso da água é calculada a partir do Índice de Percepção dos Usuários. “Com esse índice é possível afirmar que comunidade do IF possui uma média percepção dos hábitos quanto ao uso racional da água, ou seja, conhecem práticas ecologicamente mais corretas, no entanto, necessitam de mais informações para melhores práticas de  realização de suas atividades”.

Para Placiano, é necessária a adoção de medidas simples, mas que podem faszer grandes diferenças.  “A mudança de hábito é a chave. Optar por atitudes mais conscientes que visam o uso racional da água, promove uma grande economia por evitar o desperdício. Fechar a torneira ao escovar os dentes e o chuveiro ao ensaboar no momento banho, além de práticas de reuso de água são atitudes fáceis que podem colaborar significativamente com esse objetivo". Outra ação apontada é a substituição de aparelhos e equipamento hidrossanitários convencionais por equipamentos economizadores de água mais eficientes.