Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 07 > Jogo de memória online para alunos surdos do Campus JF é aprovado pelo MEC

Jogo de memória online para alunos surdos do Campus JF é aprovado pelo MEC

Desenvolvido pelas professoras Diana Tuyarot e Carmem Leite, jogo está disponível para interessados de todo o Brasil.

As professoras Diana Tuyarot, do Núleo de Física;  e Carmem Leite, do Núcleo de Línguas, elaboraram um jogo da memória para alunos com deficiência auditiva que acaba de ser aprovado pelo Ministério da Educação e já está disponível para interessados de todo o Brasil.

O jogo da memória foi pensado a partir de um projeto já existente, iniciado em 2013, pela professora Diana. Em 2016,  Carmem e o professor de matemática José Eduardo Ferreira, do Colégio de Aplicação João XXIII, José Eduardo Ferreira passaram a colaborar nas atividades.  Juntos, desenvolveram as ações extensionistas “A integração do aluno surdo na sociedade através do ensino/aprendizagem de física, matemática e português na Escola Pública”. Ano passado, as atividades foram complementadas  com a modalidade de ensino  “Confecção e adequação de material didático interdisciplinar para o ensino do aluno surdo”.

Foi a partir dessa última iniciativa que os professores desenvolveram o jogo online da memória para alunos surdos. A professora Carmem diz que o trabalho é fruto da percepção de que esse público demonstrou um envolvimento excelente com as atividades interdisciplinares com jogos, levando ao desenvolvimento dessa atividade. "Desde 2013 trabalhamos com projetos voltados para a temática da inclusão, logo não é o primeiro projeto desse tipo desenvolvido em nosso Campus. No entanto, é o nosso primeiro jogo online. E foi produzido com o apoio da área da Informática, através do professor Sandro Fernandes e do aluno Bernardo André Rocha”, explica Carmem.

Diana conta que não houve dificuldade na execução do projeto, uma vez que os bolsistas foram muito dedicados. A professora destaca que o diferencial dos jogos está na forma interdisciplinar que  são desenvolvidos, contando sempre com a participação de intérpretes e  bolsistas. “Tentamos atingir  vários públicos, de forma presencial e online, por isto foi proposta em vários suportes. O primeiro jogo foi em cartolina, depois em fichinhas de madeira utilizando a técnica de decoupage, por último de forma virtual, que pode chegar a todos.”

O jogo da memória, está disponível na plataforma integrada do MEC, clicando no link.