Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 11 > Novos cursos vêm aí: Meio Ambiente e Matemática serão oferecidos em 2021

Novos cursos vêm aí: Meio Ambiente e Matemática serão oferecidos em 2021

As opções estão afinadas com as habilidades humanas e técnicas já ofertadas na instituição e atendem a uma demanda de ampliação das oportunidades de formação técnica e profissional na região.

Dois novos cursos passam a ser ofertados pelo Campus Juiz de Fora a partir do primeiro semestre de 2021: técnico integrado em Meio Ambiente e graduação em Matemática. As opções estão afinadas com as habilidades humanas e estruturais já ofertadas na instituição e atendem a uma demanda de ampliação das oportunidades de formação técnica e profissional na região. Com a pandemia do novo coronavírus, o processo seletivo sofrerá mudanças, que podem ser conferidas clicando aqui.

As opções foram apontadas em uma pesquisa de demanda realizada no mercado e entre estudantes por comissões formadas por servidores que fizeram as propostas para aprovação no Conselho Superior do IF Sudeste MG. De acordo com a coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente, professora Narah Vitarelli, com este estudo foi possível concluir que Juiz de Fora e região possuem potencial para contratação de profissional técnico nessa área. “Soma-se a isso uma intensa discussão interna no Campus Juiz de Fora sobre as potencialidades de cursos integrados. Como resultado criamos um curso que, sem dúvida, tem como pilar a integração e a formação de um profissional técnico altamente qualificado, bem como acesso a um ensino médio de excelência”.

A implantação do curso de Matemática também atende a uma necessidade de implementação de cursos de formação inicial ou continuada para professores. “Nosso núcleo evidenciou que a abertura de um curso de Licenciatura em Matemática seria não apenas importante para o desenvolvimento social e educacional da região, mas, também, contribuiria para o fortalecimento da missão institucional do IF Sudeste MG na sua forma mais ampla: a expansão da educação pública, gratuita e de qualidade”, afirma o coordenador do curso, professor Artur Rossini.

Outro ponto em comum que norteou a criação dos novos cursos foi o aproveitamento das potencialidades já ofertadas no Campus Juiz de Fora. “Outra evidência importante constatada foi de que o Campus já está apto a oferecer o curso de Matemática, tendo excelentes condições de infraestrutura tanto física como de pessoal, contando inclusive com quadro de profissionais altamente qualificado”, justifica Rossini. A professora Narah complementa que “entendemos que tínhamos know how para criar um curso técnico na área de meio ambiente e sanar as demandas social, técnica-empresarial e ambiental”.

Confira mais detalhes sobre os novos cursos na entrevista realizada com os coordenadores dos novos cursos:

O curso será ofertado em qual turno? Qual a sua duração?

Matemática: A oferta será anual, no período noturno, contando com 36 vagas. A duração mínima para a conclusão do curso é de quatro anos e seis meses.

Meio Ambiente: São 30 vagas anuais com três anos de duração, seguindo o padrão dos demais cursos técnicos do Campus.

Qual será o diferencial do profissional formado no Campus Juiz de Fora?

Matemática: O curso de Licenciatura em Matemática visa a iniciação na formação de profissionais habilitados na área de ensino para atuação principalmente no ensino básico. O curso foi concebido com base na legislação vigente, trazendo, além da formação inicial tradicional, o contato do aluno com a prática docente, alvo de sua formação. Isso se dará desde o início do curso, através das disciplinas de prática curricular e do estágio supervisionado, além do contato com a comunidade através de suas ações de extensão.

Meio Ambiente: O aluno terá como perfil profissional conhecimentos em gestão ambiental sustentável, monitoramento dos impactos ambientais, recuperação de áreas degradadas, monitoramento ambiental de resíduos líquidos e efluentes, monitoramento de emissões atmosféricas, gestão de resíduos sólidos; que tenha competência em elaborar relatórios ambientais, desenvolver programas e ações no campo da educação ambiental, fazer o diagnóstico e o monitoramento da Preservação e Conservação dos Recursos Naturais. Podem atuar numa infinidade de áreas como em instituições de pesquisa, indústria, assistência técnica e extensão rural, empresas de licenciamento ambiental, prefeituras, estações de tratamento de resíduos, cooperativas, unidades de conservação, organizações não governamentais e associações variadas.

Qual a contribuição dessas ofertas para a formação profissional de jovens e adultos?

Matemática: A cidade de Juiz de Fora é um grande polo de estudos na região da Zona da Mata, com facilidade de acesso ao Campus, não apenas aos moradores da cidade, como também, a todos os moradores desta região, que apresenta escassez de profissionais formados na área. Portanto, oportunidade profissional para o egresso do curso nas muitas instituições de ensino básico da região. A oferta de cursos gratuitos pelo IF Sudeste MG oportuniza maior acesso à Rede Federal de ensino, contribuindo para a melhoria da educação no país.

Meio Ambiente: Estamos ofertando de forma inédita no Campus Juiz de Fora um curso na área de Meio Ambiente e Saúde. Isso é extremamente importante, pois vem suprir pela primeira vez uma demanda social por formação na área das Ciências Biológicas e da Saúde. Sabemos o quão importante é quando um jovem ingressa em uma carreira com a qual se identifica e tem interesse em atuar. Esse é o primeiro passo para a formação de um bom profissional, pois o estudante já ingressa com paixão e vontade de aprender. Ao longo do curso ele contará com uma formação especializada e professores de excelência nesta área Ambiental.