Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 04 > Revista destaca experimento que facilita aprendizagem de pessoas com deficiência visual

Destaque

O trabalho é fruto do projeto de extensão Física em Mãos, coordenado pela servidora Gabriela Santos Leite, lotada no Núcleo de Ações Inclusivas.

“Construção de um experimento para o ensino-aprendizagem da primeira lei de Ohm para estudantes com deficiência visual” é o título do artigo publicado pela servidora Gabriela Santos Leite, do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), na revista “A Física na Escola”, publicação científica da Sociedade Brasileira de Física. O trabalho é fruto de um projeto de extensão e contou com a co-autoria do professor Jefferson Martins, que atuou como docente substituto no Campus Juiz de Fora e do aluno Gabriel Rodrigues de Castro, do curso de Engenharia Mecatrônica.

O artigo descreveu um experimento simples e de fácil execução destinado a ensinar o conceito da primeira lei de Ohm às pessoas com deficiência visual, usando materiais de baixo custo e fácil acesso. “A presente proposta tem o objetivo de inserir o aluno com deficiência visual como sujeito ativo, por proporcionar uma interpretação do estímulo sonoro sobre a intensidade da corrente elétrica do buzzer. Assim, o estudante observa, manipula e analisa o experimento com a mediação de um professor de física que proporcionará todo o embasamento teórico sobre a temática”, explica Gabriela.

De acordo com a servidora, o que impulsionou a presente pesquisa foi a presença cada vez maior, no ensino regular, de alunos com deficiência visual que necessitam de ferramentas didáticas acessíveis para sua inclusão. Além disso, destaca que “essa atividade também pode ser trabalhada em turmas regulares, o que favorece a compreensão tanto dos estudantes com deficiência visual quanto dos estudantes videntes”.

O artigo está disponível para leitura neste link. O projeto de extensão Física em Mãos já foi tema de uma matéria em nosso site e você pode acessar aqui.