Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 05 > Otimização dos gastos e aprimoramento da gestão são desafios para Diretoria de Desenvolvimento Institucional

Alexandre Rocha Duarte assume a direção do setor e pretende implementar ferramentas para acompanhamento de projetos e tarefas.

O novo diretor da Diretoria de Desenvolvimento Institucional será  Alexandre Rocha Duarte, analista de tecnologia da informação do Campus Juiz de Fora.O novo diretor da Diretoria de Desenvolvimento Institucional será  Alexandre Rocha Duarte, analista de tecnologia da informação do Campus Juiz de Fora. Ao ser convidado pela diretora-Geral eleita Cláudia Valéria Gávio Coura para integrar a nova equipe de gestão, ele conta que se surpreendeu, mas se sentiu lisonjeado e está motivado para encarar os desafios que a situação econômica e sanitária do país impõe. “Precisaremos iniciar com a otimização dos nossos gastos, diante da perspectiva de redução no orçamento. Além disso, para prestarmos mais serviços e com melhor qualidade à comunidade, vamos aprimorar a gestão com a implantação de ferramentas para acompanhamento de projetos e tarefas”.

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) atua de forma integrada às demais diretorias, no planejamento das ações e na definição das prioridades da instituição. Ela é dividida em três grandes áreas: planejamento, onde são feitos os direcionamentos das ações para atingir os objetivos da instituição; infraestrutura, que cuida da manutenção predial, dos projetos e obras de engenharia; e tecnologia da informação, que trabalha para facilitar o acesso às tecnologias pela comunidade interna do campus.

Dentre as propostas para o Planejamento Institucional estão a finalização da elaboração do regimento interno do Campus e o mapeamento e aperfeiçoamento dos fluxos processuais. Já na área da Infraestrutura, a conclusão das obras em andamento como, por exemplo, a do Bloco Q e a realização de adequações do Campus para a retomada do ensino presencial são essenciais.

Também estão nos planos a otimização da infraestrutura física através de um estudo do espaço e otimização de alocação. Já na área de Tecnologia da Informação, a prioridade será garantir a infraestrutura adequada às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de dar sustentação aos sistemas de informação internos.

A DDI é composta por três coordenações que serão ocupadas pelos seguintes servidores:

Coordenação de Projetos e Obras Institucionais de Engenharia: Dênis Ribeiro Maurício

Coordenação de Manutenção: Lucas Teotônio de Souza

Coordenação de Gestão e Tecnologia da Informação: Diego Monteiro Duarte

Conheça mais sobre os planos da nova DDI em nosso canal no Youtube.

Sobre o novo diretor da DDI

Alexandre Rocha Duarte é técnico em Informática Industrial pelo Colégio Técnico Universitário, graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa, mestre e doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Chegou ao IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora em 2013, como Analista de Tecnologia da Informação e já atuou como coordenador do setor no campus. Acesse o currículo lattes de Alexandre para mais informações sobre sua formação acadêmica.