Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 05 > Profª. Cláudia Coura assume Direção-Geral em meio a inúmeros desafios

Profª. Cláudia Coura assume Direção-Geral em meio a inúmeros desafios

À frente do cargo até o ano de 2025, ela ressalta a importância do pertencimento e da participação coletiva.

Professora Cláudia Coura é a nova diretora-Geral do Campus JF. A professora Cláudia Coura é a nova diretora-geral do Campus Juiz de Fora.  Ela assumiu o cargo no dia 18 de maio, em uma gestão que compreende o quadriênio 2021-2025. A Diretoria Geral é a responsável pela gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão e administrativas do Campus, além da proposta de nomeação dos ocupantes de cargos de direção.

Cláudia possui longa vivência na instituição, passando por todos os segmentos, como aluna, técnico-administrativa e professora. Sendo a primeira mulher eleita para o cargo, pensa ser importante uma equipe diversa, colaborativa e transparente, que contemple a comunidade acadêmica. “Passar por todas as etapas do Instituto me fez criar um sentimento de pertencimento muito importante. Eu acredito na divisão de responsabilidade entre todos os colaboradores para criar um espaço democrático e inclusivo. Ao ter voz ativa nas discussões e colaborar com a tomada de decisões, deixamos sementes que irão beneficiar o futuro do instituto”, afirma.

De acordo com a nova diretora-geral, embora o contexto atual seja de muitos desafios, a prioridade são os alunos.  Por isso, pretende incentivar os estudantes, mostrando a importância de sua participação como algo não apenas momentâneo, mas que definirá o futuro deles e do instituto. Segundo ela, a principal missão do IF Sudeste MG está em formar não apenas profissionais qualificados, mas transformar os alunos em verdadeiros cidadãos.

Além do ensino, para Cláudia a extensão precisa ter sua importância valorizada, como forma de interação com a sociedade e de difundir o conhecimento gerado no campus. Por isso, ela pretende ampliar o foco que o instituto dá à pesquisa e inovação. ”Ao longo dos últimos anos tem sido feito um trabalho muito bom com relação à pesquisa e nós pretendemos incentivar, fomentar e consolidar esse apoio”, pontua.

São competências da Diretora Geral coordenar as políticas administrativas e educacionais de acordo com os atos administrativos da Reitoria e com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Superior. É ela quem coordena e acompanha a gestão orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Campus e faz a proposta orçamentária contendo a receita e despesa prevista. Além disso, dialoga com a Reitoria sobre as atividades realizadas e prestação de contas; representa o campus interna e externamente e desenvolve, junto com as Diretorias Sistêmicas, o calendário de atividades acadêmicas do campus.

Para compor sua equipe, ela convidou para ocupar as direções sistêmicas os seguintes servidores:

Diretoria de Ensino: prof. Eugênia Giancolli Jabour

Diretoria de Administração e Planejamento: Fabrício Tavares Faria

Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Gradução: Prof. Alessandro Del’Duca Teixeira

Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias: Jacqueline Rodrigues Gonçalves da Costa

Diretoria de Gestão de Pessoas: Hugo Leonardo Campos

Diretoria de Desenvolvimento Institucional: Alexandre Rocha Duarte

Clique aqui e assista ao pronunciamento oficial da professora Cláudia Coura em nosso Canal no Youtube

Saiba mais sobre a nova Diretora-Geral do Campus JF

Cláudia Coura é graduada em Engenharia Civil com especialização em Qualidade das Edificações pela UFJF. Tem mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela UFF e pós-doutorado em Sustentabilidade na Construção Civil, também pela UFJF. No IF Sudeste MG, já foi Diretora de Expansão Institucional, Coordenadora Geral dos Cursos Técnicos no Campus Juiz de Fora e chefe do Departamento de Educação e Tecnologia (DET).