Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 06 > Ação de extensão promove visita virtual à exposição de arte contemporânea

Ação de extensão promove visita virtual à exposição de arte contemporânea

A visita faz parte de uma parceria do Campus Juiz de Fora com o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, do Centro Cultural Banco do Brasil, localizado no Rio de Janeiro.

Os professores Angélica Silva de Almeida, Jefferson de Almeida Pinto e Luís Eduardo de Oliveira, do Núcleo de História, promoveram, através de uma ação de extensão, uma visita virtual à exposição “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira”, organizada pelo  Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/RJ). Este projeto é fruto de uma parceria do Campus JF com o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, que tem como objetivo estimular a experiência, a criação, a investigação e a reflexão sobre a diversificada e efervescente produção cultural de nosso país.

A exposição foi criada a partir da ideia de estimular reflexões sobre a produção de arte contemporânea e sua conexão com a vida e o cotidiano. Ao todo, estão expostas 119 obras de 68 artistas, todas produzidas no Brasil e que fazem parte do acervo particular do casal Andrea e José Olympio Pereira, colecionadores de arte renomados tanto no Brasil, quanto no exterior.

A visita virtual contou com a mediação da equipe do Programa CCBB Educativo, que de forma dinâmica e interativa, fez a contextualização da coleção e uma análise circunstanciada das principais obras que integram a exposição, além de incentivar os participantes a apresentar as suas impressões sobre as obras apresentadas.

De acordo com o professor Luís Eduardo, o interesse do público-alvo desta ação de extensão, a comunidade interna tanto do Campus JF, como dos outros campi do IF Sudeste MG, foi alto. Tanto que o número de inscritos para a visita virtual superou a quantidade de vagas disponíveis. Ao todo, foram 53 participantes, entre estudantes e servidores do nosso campus, além de membros dos campi Barbacena, Cataguases, Santos Dumont e São João Del-Rei.

A professora Helen Barra de Moura, do Núcleo de Artes do Campus Juiz de Fora, participou da visita e acredita que o formato virtual é uma excelente alternativa, devido ao contexto da pandemia. Destacou, ainda, a importância do incentivo às artes para a formação dos estudantes e também para o campus como um todo. “A arte é um caminho para compreendermos o que está à nossa volta. Ela desperta outras maneiras de ver e sentir o mundo, desenvolve nossa sensibilidade e promove uma abertura ao diferente. A arte existe para nos tornar pessoas melhores. Uma instituição que respira arte tem maior fluidez nas relações humanas”, conclui.

Camila Castro Nogueira Vicini, aluna do curso técnico de Mecânica Integrado, foi uma das estudantes que participaram da visita virtual. Ela se inscreveu no projeto por pura curiosidade, pois nunca tinha ido a uma exposição de arte antes. Destaca que a exposição foi uma excelente forma de compreender os aspectos da arte. “Eu, que achava que não entendia de arte contemporânea, obtive uma compreensão de que a arte faz relação com o íntimo de cada um que a observa, além de inúmeras outras reflexões proporcionadas ao decorrer da visita. A exposição foi simplesmente incrível e muito proveitosa”.

Segundo Luís Eduardo, esta é apenas a primeira ação deste tipo a ser promovida pelo núcleo de História. Os docentes pretendem realizar outras visitas virtuais guiadas tanto em exposições do CCBB/RJ, como do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Pinacoteca da capital paulista. “Uma vez que a experiência foi extremamente positiva e possibilitou a ampliação de nossos conhecimentos sobre os procedimentos para articular e executar ações de extensão como essa”. O professor aproveita ainda para agradecer à equipe da Diretoria de Extensão por todo o apoio dado para desenvolvimento deste projeto.