Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 07 > Olimpíada Nacional de Ciências está com inscrições abertas

Olimpíada Nacional de Ciências está com inscrições abertas

Podem participar estudantes que estiverem regularmente matriculados no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); e estudantes nos cursos técnicos integrados, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) estão abertas até o dia 02 de agosto e podem ser realizadas gratuitamente através do site, por estudantes que estiverem regularmente matriculados no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); e estudantes nos cursos técnicos integrados, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das séries ou anos já citados, matriculados em instituições públicas e/ou privadas.

A ONC é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química, Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e Sociedade Brasileira de Física.

O evento técnico/científico tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. A iniciativa também proporciona desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações, identificando talentos nas áreas científicas e tecnológicas.

As provas da 1ª fase serão realizadas nos dias  05 e 06 de agosto em formato digital. Toda a comunicação automática do sistema irá para o e-mail cadastrado do aluno. Este e-mail é de preenchimento obrigatório para o acesso do estudante ao sistema de provas. Na 1ª fase serão propostas questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

A 2ª fase será realizada no dia 03 de setembro e os estudantes que atingirem o número mínimo de acertos na 1ª fase estarão inscritos automaticamente. Na premiação podem ter múltiplos ganhadores que receberão medalhas, na categoria de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa aos estudantes que acertarem pelo menos 50% das questões da 2ª fase. No site existem materiais disponibilizados para auxiliar no preparo para as provas, como dicas e exercícios.

Para outras informações, acesse: Olimpíada Nacional Ciências (@onciencias)