Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 08 > Servidores participam de capacitação para aprimoramento de serviços administrativos

Destaque

Iniciativa parte da Diretoria de Administração e Planejamento e busca integrar e otimizar o funcionamento dos diferentes setores do Campus JF.

A Diretoria de Administração e Planejamento do  está promovendo eventos de capacitação para os servidores do campus Juiz de Fora. entre os meses de agosto e outubro. A iniciativa, que será realizada entre agosto e outubro, visa dar o suporte necessário aos diversos setores e aproximá-los dos objetivos principais do Instituto, no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e à extensão.

O primeiro evento aconteceu entre os dias 16 e 20 de agosto. A capacitação foi conduzida pela servidora técnica-administrativa Juliana Lisboa, que atualmente ocupa o cargo de coordenadora do Arquivo Central e é Presidente da Comissão de Implantação do Processo Eletrônico do IF Sudeste MG. Ela tratou da utilização do SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) como sistema de processo eletrônico oficial da instituição. Foram repassadas informações importantes sobre classificação dos processos, dos documentos e melhores práticas.

Entre 1º e 2 de setembro, será realizado o segundo evento que irá tratar do tema “Elaboração de Termo de Referência e Estudo Técnico Preliminar” para 42 servidores, dentre docentes e técnico-administrativos. A capacitação será ministrada pelo coordenador Geral de Contratações Públicas do IF Sul de Minas Gerais, Marco Azevedo, que possui vasta experiência na área de licitações, compras públicas e contratos. A ideia do encontro é mostrar aos participantes as melhores formas de elaborar tais documentos e as principais exigências da legislação.

No mês de outubro, a Diretoria pretende ofertar um terceiro evento, que ainda está sendo organizado. Desta vez, o público-alvo serão os fiscais administrativos de contratos com dedicação exclusiva de mão de obra.

Todas essas capacitações vão ao encontro dos objetivos de transparência da gestão do Campus, assim como às ideias de gestão documental e da elaboração de manuais e procedimentos, como explica o Diretor de Administração e Planejamento, Fabrício Tavares. “A Diretoria, com toda sua equipe, está trabalhando na criação de procedimentos padrão que irão nortear o funcionamento do Instituto e serão divulgados em breve para toda instituição”.