Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 08 > Projeto de extensão oferece oficinas musicais gratuitas à toda a comunidade
conteúdo

Geral

Projeto de extensão oferece oficinas musicais gratuitas à toda a comunidade

As inscrições são abertas tanto à comunidade interna quanto externa e acontecem entre os dias 9 e 13 de agosto.


Começam na próxima segunda-feira, dia 9, as inscrições para o projeto de extensão “Música para Todos”, coordenado pela professora Helen Barra de Moura. A participação é aberta tanto aos alunos, professores e servidores do Instituto, quanto para a comunidade externa. Todas as reuniões acontecem de forma remota, via Google Meet, e buscam realizar formações musicais em diferentes âmbitos, envolvendo desde aulas de canto e instrumentos, até noções de teoria musical. O prazo vai até sexta-feira (13). 

O projeto envolve duas frentes. A primeira é uma prática de conjunto instrumental. As aulas incluem oficinas de instrumentos de cordas (violão, violoncelo, contrabaixo e guitarra), sopro (flauta doce e trompete), teclados (piano e teclado) e percussão. A dinâmica das reuniões articula uma forma de integrar músicos de diferentes perfis, num aspecto multidimensional, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e perceptivas dos participantes. Para estas oficinas, é necessário apenas que o participante já possua o instrumento que deseja tocar.

A segunda frente de atuação do projeto trabalha diretamente com a voz. O Coral “Canta IF” realiza o estudo e prática de peças desenvolvidas especificamente para a interpretação em coro, ou faz arranjos de canções populares, com ou sem acompanhamento musical. Questões  como harmonização são trabalhadas de forma lúdica e participativa, em que os grupos treinam suas vozes e ouvidos para executar corretamente a forma de emissão do som. 

Seja pelo aprendizado e técnica adquiridos, ou pelo contato com outros músicos e com canções da cultura popular brasileira, o projeto é uma oportunidade enriquecedora para os amantes da música. Os interessados devem consultar os respectivos links neste documento, assim como a data e o horário da chamada de cada grupo. No dia marcado, é só comparecer à reunião para se cadastrar e discutir os horários dos encontros.

 

registrado em: