Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 02 > Alunas do Campus Juiz de Fora são finalistas da premiação Femur 2022
conteúdo

Geral

Alunas do Campus Juiz de Fora são finalistas da premiação Femur 2022

A premiação voltada para design sustentável visa incentivar projetos que diminuam o impacto ambiental causado pelo setor moveleiro.

Mariane Kling, Sueli Silva e Tâmara Horsti, do curso técnico em Design de Móveis do Campus Juiz de Fora, foram finalistas da premiação “Design sustentável” da Femur 2022, evento realizado desde 2016 em parceria com a Simbiose Ambiental, com o intuito de fomentar o desenvolvimento de ideias que buscam alinhar a indústria moveleira com as atuais demandas ambientais. As equipes participantes precisaram propor modificações ecoeficientes no processo produtivo, a fim de mitigar a exploração de matéria prima, uso de substâncias tóxicas, dentre outros. 

A proposta da competição foi sortear uma empresa expositora na Feira de Móveis FEMUR 2022 para que cada equipe participante do concurso pudesse desenvolver um design ecológico do produto escolhido, propondo modificações viáveis e sustentáveis para sua melhoria. A Móveis Lopas, localizada em Rodeiro, Minas Gerais,  foi a empresa sorteada para que as alunas pudessem propor melhorias em um dos seus produtos, a escrivaninha Gales. 

Na etapa consecutiva foi realizada uma visita na empresa para que as competidoras pudessem entender melhor sobre o produto e enfim, iniciar o projeto. Desta forma, foi enviado um memorial descritivo, documento que contém todas as informações que descrevem o mobiliário para sua perfeita execução, juntamente com o detalhamento técnico básico e o rendering (a projeção do projeto em 3D). Logo após ser selecionado na competição, o móvel foi confeccionado pela empresa e exposto no Fórum Cultural de Ubá com outros sete projetos finalistas. 

“No processo do projeto utilizamos do nosso conhecimento aprendido durante o curso e então criamos um conceito para o móvel baseado no estilo minimalista, buscando levar para o consumidor uma experiência de consumo consciente. O móvel foi pensado para se tornar sustentável do começo do processo - escolhas de matéria-prima - até o momento final quando ocorre o seu descarte”, explica Mariane Kling. 

Para a docente do Núcleo de de Design, Alexandra Dias, “o curso Técnico em Design de Móveis procura preparar os alunos para desenvolver projetos que tenham como conceito a sustentabilidade, desenvolvendo móveis que levem em consideração o uso racional dos materiais, o respeito à capacidade regenerativa dos ecossistemas e o compromisso com as gerações futuras. A participação das nossas alunas como finalistas do concurso com o tema sustentabilidade promovido pela Femur, reforça a nossa responsabilidade e nos traz novos desafios como educadores em continuar incentivando os alunos a desenvolver produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do setor moveleiro da região”. 

O concurso encerrou em Janeiro deste ano com a entrega do prêmio de até R$ 1.200,00 para os 3 primeiros colocados, e certificado para todos os participantes da competição. 

registrado em: