Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 02 > Alunos do Campus JF desenvolvem aplicativo e são selecionados para participar de competição nacional

Destaque

Competição é destinada para o desenvolvimento de aplicativos ou serviços de impacto social

A aluna Lavínia Beghini de Castro, do curso de Sistemas de Informação; e Brendow Alisson de Souza Alves do curso de Engenharia Mecatrônica,  foram selecionados para participar da 10ª edição do Campus Mobile. A competição promovida pelo Instituto Claro tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de aplicativos ou serviços tecnológicos através de mentorias, palestras e oficinas oferecidas que vão  possibilitar a evolução dos projetos até a finalização com protótipos para testagem dos produtos ou serviços criados.

A proposta dos alunos é desenvolver o aplicativo “Gardim” para facilitar o cultivo de plantas, através de um dispositivo inteligente que se acopla a qualquer vaso que a pessoa tenha em casa que vai capturar informações através de sensores para notificar e informar o usuário sobre quais os cuidados necessários para garantir a saúde da planta.

O aplicativo fornece informações como umidade e temperatura do solo, luminosidade necessária para o desenvolvimento da planta, assim como a temperatura e umidade do ar apropriada para cada espécie. Tudo isso é possível através da utilização da placa ESP-32 que faz o processamento das informações por meio de sensores acoplados à ela.

Desta forma é feito o envio dos dados para o vaso através do Message Queue Telemetry Transport (MQTT), um protocolo de comunicação utilizado entre máquinas que permite o envio de dados e comandos entre dispositivos. Para além das funcionalidades já citadas, através do aplicativo também é possível identificar a especificidade da planta e determinar se as informações obtidas condizem com determinada espécie.

A ideia em desenvolver o aplicativo surgiu em outubro de 2021 a partir do desejo de se criar um projeto que unisse Desenvolvimento de Software com Engenharia Mecatrônica. “Eu e o Brendow viramos amigos durante a pandemia. Como a gente gosta muito da área que estamos, queríamos montar um projeto que envolvesse tanto desenvolvimento de sistemas, quanto engenharia mecatrônica. Nosso processo foi realmente buscar problemas que víamos no dia a dia e como poderíamos solucionar utilizando nossos conhecimentos”, explica Lavínia.

Em novembro de 2021 foi feita uma avaliação minuciosa para que as dificuldades fossem identificadas e assim a ideia de fato passasse a ser factível. No mesmo mês, os alunos inscreveram o projeto na competição Campus Mobile 2022 e foram uma das equipes aprovadas dentre os 17 projetos de cada categoria selecionados. Ao final da competição serão selecionados 96 projetos nas categorias Saúde, Games, Smart Farms, Smart Cities, Diversidade e Educação. Os vencedores ganharão uma imersão no Vale do Silício, em São Francisco (Estados Unidos), em 2022.

Atualmente, Lavínia e Brendow desenvolveram a versão mínima do  produto (MVP) para que a ideia possa ser testada. Este encontra-se disponível no GitHub do Gardim. “Estamos na etapa de semana imersiva, e já estamos recebendo as mentorias sobre nosso pitch e apresentação do MVP. Já desenvolvemos nosso protótipo, e agora estamos esperando para apresentar para a banca”, aponta Lavínia.

“O desenvolvimento do aplicativo e do dispositivo é interessante pra gente, não só por podermos aplicar o nosso aprendizado e fazermos algo conjunto, mas também por saber que nossa proposta pode ajudar outras pessoas. A participação nesta competição também nos garante a visibilidade do projeto, já que é reconhecida nacionalmente. Mas não somente pela visibilidade, mas também nos acelera nos desenvolvimento, por termos mentorias focadas justamente para esse fim”, finaliza.

Ainda não há previsão para divulgação dos resultados da competição.