Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 02 > Campus JF estabelece trocas de conhecimento entre Brasil e Rússia
conteúdo

Geral

Campus JF estabelece trocas de conhecimento entre Brasil e Rússia

Parceria do IF Sudeste MG com Universidade de Tomsk, na Rússia, gera troca de saberes de pesquisa, ensino e extensão entre alunos e professores.

Em junho de 2015, um evento em videoconferência fez o intercâmbio de conhecimentos entre Brasil e Rússia dar início à parceria do IF Sudeste MG com a  Universidade Pedagógica Estadual de Tomsk. Ambas instituições se apresentaram e expuseram suas competências acadêmicas para que pudessem começar a vislumbrar as possibilidades de troca de conhecimento através da parceria firmada. 

Desde então, ao longo desse período foram desenvolvidos inúmeros projetos envolvendo docentes e estudantes de ambas instituições, tanto no âmbito da Pesquisa e Inovação, quanto no âmbito do Ensino e Extensão como, por exemplo, a atividade de extensão "Objetos educacionais para o Ensino de Física" ministrada pela professora Elena Konstantinova, do Núcleo de Física,  que tem como finalidade fomentar ações didático-pedagógicas relacionadas ao estudo. 

A 11ª edição da Secitec foi o 4º ano seguido em que houve apresentações de trabalhos de pesquisadores e alunos da Universidade de Tomsk. “A maioria das pesquisas desenvolvidas por docentes e estudantes de Tomsk e apresentados na Secitec ao longo desses anos foram, em grande maioria, da área de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. O que fazemos, além das apresentações que ficam gravadas e disponibilizadas no nosso canal do YouTube, é a publicação dos anais da Secitec que têm os textos, em inglês, das pesquisas que são divulgadas em nosso evento” ressalta Alessandro Del’Duca, diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus Juiz de Fora. 

A coordenadora de Pesquisa do Campus JF, Gheysa Gama, aponta que “certamente a parceria com a Universidade de Tomsk enobrece nosso evento dando voz a outras pesquisas e estudos. E que certamente é de nosso interesse ampliar, sempre que possível, nosso contato com outros pesquisadores. Neste sentido somos gratos à professora Elena Konstantinova pela intermediação na parceria e pela generosa contribuição, estreitando os laços com a Universidade”.

A interação entre as instituições também permite que docentes do nosso campus apresentem trabalhos em eventos científicos promovidos por Tomsk, o que corrobora a parceria acadêmica. Esse intercâmbio ocorre de forma remota, no entanto, Alessandro ressalta que em anos anteriores, alguns alunos já participaram de programas de mobilidade acadêmica, viajando para participar de disciplinas e algumas pesquisas desenvolvidas na Universidade. 

“A parceria é de grande importância porque aumenta o nosso alcance de divulgação de trabalhos que produzimos aqui em nosso campus. Além disso, estarmos em contato mais direto com outras instituições internacionais é fundamental para ampliar horizontes de atuação acadêmica e também aumentar o leque de possibilidades de atuação para nossos estudantes e servidores”, finaliza Alessandro.

As pesquisas desenvolvidas pelos alunos de Tomsk e apresentadas na Secitec de 2021 podem ser assistidas através deste link

registrado em: