Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 02 > Projeto oferece cursinho gratuito a alunos de escolas públicas para acesso ao IF

Destaque

Criado em 2016, o curso é atualmente coordenado pela servidora técnico-administrativa Paula Graciele, do Núcleo de Metalurgia

Visando a inclusão de alunos das escolas públicas no Ensino Médio Integrado, em 2016 foi criado o projeto de extensão Pré IF, que oferece uma preparação mais justa e adequada para estudantes do nono ano, de modo que possam superar diferentes condições socioeconômicas. A iniciativa é atualmente coordenada pela servidora técnico-administrativa Paula Graciele e foca nas disciplinas cobradas no processo seletivo do Instituto.

Tendo em vista a falta de cursos preparatórios gratuitos em Juiz de Fora, o projeto já atua há alguns anos para minimizar as dificuldades de acesso aos cursos do Campus, como conta Paula. “Nos anos anteriores, tivemos índices de aprovações altos comparados a cursinhos privados já existentes na cidade. Em 2020, com a pandemia, o cursinho se adaptou para o ensino remoto e, mesmo a seleção não tendo sido feita por meio de prova, as aulas do Pré IF foram essenciais para aqueles alunos que estavam no regime de estudo não presencial adotado pelas escolas públicas.”

Em 2021 o curso foi realizado de forma remota, com três aulas semanais via Google Meet. O projeto foi iniciado no mês de maio e as aulas ocorreram de junho a dezembro. Na modalidade virtual, cada professor era responsável por gerar o link da sala de aula. Foi criado um grupo do WhatsApp para divulgação desses links e comunicação interna dos participantes. Já os materiais confeccionados, como apostilas e atividades, eram disponibilizados na plataforma Google Classroom.

Paula explica que alunos dos cursos de graduação atuam como professores, colocando em prática habilidades e competências que complementam sua formação ao mesmo tempo que criam um impacto social. “A oferta de um curso gratuito preparatório para ingresso nos Institutos Federais contribui para a expansão do reconhecimento do IF perante a sociedade e traz grandes benefícios à população, através da busca por responsabilidade e justiça social. Além de aumentar o rendimento acadêmico dos alunos participantes e a chance de ingresso na instituição, o projeto colabora para elevar sua confiança e autoestima.”

Atuando em tarefas administrativas, na divulgação e oferecendo suporte a pais, alunos e professores, Naruhan Girardi, estudante de Engenharia Metalúrgica, é bolsista no projeto e conta que a experiência o ajudou a ser mais organizado, lidar com situações imprevistas e a trabalhar em equipe. Além disso, ressalta que é uma importante iniciativa social. “Sabemos que nem todos têm a condição de pagar um curso preparatório, e o Pré IF proporciona um ensino gratuito e de qualidade para jovens de baixa renda. É uma forma do Campus unir o ensino e a extensão para provocar mudanças importantes na vida de todas essas pessoas.”

Gustavo Teles frequentou o Pré IF no último ano e agora se prepara para fazer a matrícula no curso de Eletromecânica na modalidade concomitante. Ele conta que mais que os conteúdos normalmente exigidos no processo seletivo, ele aprendeu a ser um aluno melhor. “Eles falavam sobre disciplina, responsabilidade, e como ter mais dedicação nos estudos. Mesmo com todas as dificuldades que aconteceram durante a pandemia, sinto que conseguiram se adaptar para ensinar as matérias ao mesmo tempo que ficamos mais próximos, como uma família, e espero que outros alunos possam ter essa oportunidade também.”

Confira em nosso canal do Youtube o vídeo do projeto com relatos dos participantes.