Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 02 > Projeto resgata memória sobre o desenvolvimento da indústria metalúrgica em Juiz de Fora

Destaque

Coordenado pelo professor Victor Eric de Souza, do Núcleo de Metalurgia, o projeto de extensão disponibiliza uma apresentação interativa, podcast e videocast sobre o tema

Com sua economia voltada às atividades industriais, Juiz de Fora é uma cidade que apresenta alta demanda de profissionais no setor metalúrgico. Pela longa presença desse segmento da indústria no município, sua história teve fortes relações com o desenvolvimento urbano, populacional e, também, com o surgimento de cursos técnicos e de graduação no Campus Juiz de Fora. Com o objetivo de resgatar essa memória, foi criado o projeto de extensão “Impactos Históricos e Sociais da Indústria Metalúrgica em Juiz de Fora “, coordenado pelo professor do Núcleo de Metalurgia, Victor Eric de Souza.

Victor conta que a cidade de Juiz de Fora possui em torno de 5 mil funcionários no setor metalúrgico, e cerca de 1300 empresas que atuam na área, com atividades que vão desde a obtenção de metais até sua conformação, como é o caso das indústrias automotiva ou de agulhas hipodérmicas. “A metalurgia está muito presente no dia a dia, mas às vezes isso passa despercebido. Desde os talheres que usamos à mesa, até automóveis e chips de aparelhos eletrônicos possuem metais em seus processos de construção e, portanto, os conhecimentos da metalurgia por trás de sua produção.”

A partir disso, ele conta que se interessou pela ideia de um projeto de extensão que promovesse a cultura local, trazendo informações sobre o impacto histórico e sociocultural da indústria metalúrgica na cidade. “Nosso público-alvo são estudantes terminando o ensino fundamental e que pretendem ingressar em um ensino médio técnico ou estudantes que desejam cursar uma graduação para atuar no setor metalúrgico, além dos demais cidadãos que se interessam por essa história.”

Em um primeiro momento foi feita a busca de informações relevantes ao tema em diversas fontes bibliográficas como livros, artigos, teses e dissertações, assim como consultas ao site da Prefeitura e fóruns ou blogs de cunho jornalístico. “Uma vez obtidas, essas informações foram organizadas e roteirizadas para confecção dos produtos audiovisuais que eram objetivo do trabalho”, conta Kelly Cristina, coordenadora adjunta do projeto. Com a pesquisa, foi possível explorar informações sobre uma série de empresas do setor metalúrgico desde 1861, além de se conhecer marcos políticos que afetaram diretamente o desenvolvimento da indústria em Juiz de Fora.

Marcos Vinícius Nascimento é graduando em Engenharia Metalúrgica e atuou como bolsista tanto nas pesquisas e elaboração dos conteúdos produzidos, como na edição dos vídeos para divulgação dos resultados. Ele conta que desenvolveu sua comunicação e senso de responsabilidade através da colaboração no projeto e conta que se interessou pela pesquisa histórica dentro da engenharia. “Pelo fato de o projeto abordar a história das pessoas, isso faz com que elas se sintam incluídas e relembrem momentos ou pessoas que fizeram parte dela. E também acho que nosso trabalho é importante para o Instituto, pois conta a história da evolução dos cursos, dos laboratórios e dos trabalhos realizados aqui.”

Objetivando a divulgação dos resultados, foi disponibilizada uma apresentação interativa onde o espectador pode navegar por uma linha do tempo e conhecer a trajetória das primeiras atividades metalúrgicas e alguns dos principais acontecimentos históricos da cidade, bem como as figuras históricas responsáveis por eles. Além disso, buscando facilitar a acessibilidade, foi lançado um podcast, disponível no Spotify, e um videocast, disponível no Youtube, nos quais o público pode ouvir ou assistir as discussões sobre fatos históricos referentes ao tema. Todos os materiais produzidos pela iniciativa podem ser acessados através desta página.

Assista aqui ao vídeo da editoria Feira de Ciências com relatos dos participantes do projeto.