Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 04 > Estamos de volta!
conteúdo

Ensino

Estamos de volta!

Nessa segunda-feira, dia 04, 1.506 alunos iniciaram o primeiro semestre letivo de 2022. A data marca o retorno das atividades presenciais, após mais de dois anos com aulas remotas.

Nessa segunda-feira, dia 04, 1.506 alunos iniciaram o primeiro semestre letivo de 2022 . A data marca o retorno das atividades presenciais, após mais de dois anos com aulas remotas. No período da manhã, os estudantes dos cursos integrados e de graduação foram recebidos com uma apresentação da Banda de Militares. Durante todo o dia, a Direção-geral promoveu encontros com cada curso para dar as boas-vindas e passar as primeiras orientações sobre o dia-a- dia da instituição.  

De acordo com a diretora-Geral do Campus, a expectativa é promover o acolhimento dos alunos através  de um retorno cada vez mais fluido e tranquilo, não só para os estudantes, mas também para os pais que estão confiando na instituição o bem mais precioso, os seus filhos. Em relação às adaptações, Cláudia ressalta: “Nós precisamos nos adaptar quando entramos na pandemia, que não éramos acostumados a fazer um trabalho remoto, mas fizemos isso muito bem. Hoje eu acredito que o trabalho vai se tornar muito mais fluido, dinâmico e interessante para nossos alunos. Eu tenho esperança que não teremos grandes dificuldades”.

Com a suspensão das aulas presenciais no dia 17 de março de 2020, o retorno marca um início com novas ações e planejamentos, além de abordagens pedagógicas voltadas para a readaptação  ao ambiente acadêmico. De acordo com a aluna Kareen Venâncio, do 3º ano do curso técnico integrado em Eletrotécnica, o retorno traz pontos positivos para a dinâmica de estudos. “Eu acho que o retorno presencial vai ser melhor do que o on-line por conta das dificuldades que nós tivemos no ERE (Ensino Remoto Emergencial) porque a rotina se perdeu muito, já no presencial a rotina fica mais organizada e mais disciplinada para estudar”, aponta.  

Já os alunos do 1º ano não vivenciaram o período de ensino a distância no Campus, mas demonstraram muita expectativa para conhecer as instalações e todas as outras atividades desenvolvidas no Campus Juiz de Fora. “Eu estou muito feliz e muito animada para encontrar todo mundo. Espero aprender muito com essa instituição e quero conhecer o bloco H de Construções Civis. Agora acho que a gente vai ter mais facilidade no aprendizado”, diz Camily Cristina, do 1º ano do curso técnico integrado em Edificações. 

“O benefício maior é a afetividade e a interação dos nossos alunos, é poder desfrutar desse convívio que é muito bom. Ver os alunos no Campus novamente é emocionante. Hoje quando eu entrei e vi os alunos com a camisa da instituição foi uma emoção tão grande. Vai ser muito bom encontrar com nossos meninos novamente. Eu estou muito feliz”, reforça Cláudia. 

Confira as medidas preventivas adotadas 

As diretrizes de segurança para o retorno presencial foram definidas através da comissão C1 do Projeto Reencontro, composta pelos servidores dos Campi do Instituto e podem ser consultadas através deste link. O uso de máscara permanece sendo obrigatório e é recomendável a higienização das mãos constantemente. Dispensers de álcool em gel estão distribuídos pelo Campus e os banheiros são abastecidos com sabão líquido.

Para além das medidas descritas, foi estabelecido a obrigatoriedade para todos os alunos e servidores de apresentação do comprovante vacinal até o dia 08 de abril através este formulário. Menores de 18 anos devem anexar, também, o termo de conhecimento assinado pelos pais ou responsáveis. Já os servidores devem acessar este formulário para o envio do comprovante, sem necessidade de preencher outros documentos.

Sobre o período remoto

Nos últimos dois anos, a instituição desenvolveu diversos regramentos para institucionalizar a atuação remota, auxiliar estudantes em situação de vulnerabilidade e preparar o corpo docente e corpo técnico administrativo para as rotinas e atividades remotas.

Foram criados editais de auxílio emergencial destinados a estudantes de baixa renda, como, auxílio internet, auxílio a aquisição de equipamentos de informática, entre outros. Para além dos subsídios descritos, também foram desenvolvidos projetos que permitiram a doação de cestas básicas, kits de higiene pessoal e limpeza. 

Novas possibilidades

O retorno presencial das atividades acadêmicas foi marcado por muita expectativa, ansiedade e esperança de um novo recomeço. Após mais de dois anos distantes, o Plano de Retomada “Reencontro” chegou ao ao cenário 4 e agora podemos estar juntos novamente. 

“Curtam todas as oportunidades de vivência, de aprendizado, de conhecimento, de afetividade, tirem da instituição o que vocês puderem tirar de melhor, vocês vão levar para o resto da vida de vocês. Estamos aqui à disposição, sempre que precisarem”, finaliza Cláudia.  

registrado em: