Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 04 > Matrícula, aproveitamento de crédito e muito mais: veja os prazos e exigências que os estudantes podem solicitar neste semestre

Alunos de graduação e cursos técnicos subsequente ou concomitante devem ficar atentos a formulários que se encerram ainda na primeira semana de aula.

Reunimos aqui os formulários disponíveis para todas as modalidades de curso do Campus Juiz de Fora neste primeiro período letivo de 2022. Acompanhando cada link, há a descrição do período de submissão e público a quem se destina. Confira:

Para quem:  Graduação / Concomitante / Subsequente

Prazo: 04/04/2022 a 06/04/2022

A cada semestre, o aluno acessa o SIGAA e se matricula nas disciplinas que deseja cursar naquele período, observando os pré-requisitos. Caso não consiga realizar o procedimento no SIGAA, o estudante pode solicitar requerimento e fica na dependência do número de vagas.

QUEBRA DE CO E/OU PRÉ-REQUISITO (CONCOMITANTE/SUBSEQUENTE)

QUEBRA DE CO E/OU PRÉ-REQUISITO (GRADUAÇÃO)

Prazo: 04/04/2022 a 07/04/2022

O aluno pode requerer a eliminação de co-requisito e/ou pré-requisito de, no máximo, duas disciplinas nos casos em que exista possibilidade de integralização do curso em até dois semestres letivos. Pré-requisito é uma disciplina ou estágio que o aluno deve concluir antes de fazer matrícula em uma outra disciplina ou estágio posterior. Co-Requisito seriam disciplinas cujo conteúdo precisa ser ministrado de forma concomitante ao de outra disciplina ou atividade por ser indispensável para o seu entendimento e compreensão. Sendo assim, devem ser cursadas no mesmo período.

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS OU CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

Para quem: Concomitante / Subsequente

Prazo: 04/04/2022 a 07/04/2022

O procedimento pode ser feito caso o aluno já tenha cursado e sido aprovado numa ou mais disciplinas análogas, em estabelecimentos de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), desde que o conteúdo programático e a carga horária correspondam a, no mínimo, 75% das disciplinas equivalentes oferecidas pelo IF Sudeste MG. O aluno deve anexar ao requerimento cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais do Histórico escolar, Matriz curricular e Ementas e Conteúdos Programáticos desenvolvidos na Instituição de origem.

O aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores deverá ser solicitado no Setor de Registros Acadêmicos, no período determinado no Calendário Acadêmico, mediante justificativa.

APROVEITAMENTO OU EXAME DE PROFICIÊNCIA

Para quem: Graduação

Prazo: 04/04/2022 a 07/04/2022

O aluno pode solicitar o aproveitamento de disciplinas correspondentes àquelas cursadas  anteriormente ou paralelamente em outras instituições credenciadas de ensino superior. O estudante pode ser dispensado de cursar disciplinas optativas ou obrigatórias que já tenha cursado em outra instituição, ou curso no IF Sudeste MG, desde que os conteúdos desenvolvidos e a carga horária sejam equivalentes a, pelo menos, 75% da disciplina pretendida. Os documentos necessários ao procedimento são histórico escolar ou declaração (no caso de disciplina isolada), bem como os programas desenvolvidos no estabelecimento de origem (programas analíticos das disciplinas).

Para submeter-se ao exame de proficiência em determinada disciplina, o aluno deve estar regularmente matriculado no curso, não ter sido reprovado na disciplina e não ter tido o pedido de dispensa da disciplina indeferido. O discente que conseguir no mínimo 75% da nota no exame é dispensado de cursar a disciplina correspondente. Para isso, é preciso anexar prova documental que justifique o pedido. O aluno deve comprovar, por meio de documentos legais, o conhecimento prévio na área da disciplina ou experiência significativa de aprendizagem

TRANCAMENTO DE CURSO

Para quem: Graduação / Integrado / Concomitante / Subsequente

Prazo: 04/04/2022 a 17/08/2022

Ato pelo qual o aluno interrompe temporariamente seus estudos, mantendo sua matrícula e o direito à vaga. Excepcionalmente, alunos de cursos integrados estão podendo solicitar trancamento de curso, desde que com autorização dos pais ou responsáveis, se forem menores de idade.

TRANCAMENTO DE COMPONENTE CURRICULAR (DISCIPLINA)

Prazo: 04/04/2022 a 21/05/2022

Processo pelo qual o aluno solicita trancar uma disciplina em que está matriculado.

AJUSTE DE MATRÍCULA

Prazo: 14/04/2022 e 15/04/2022

Procedimento pelo qual aluno pode ajustar sua grade de horários e disciplinas depois de encerrado o prazo de matrículas.

CANCELAMENTO DE CURSO

Para quem: Graduação / Integrado / Subsequente / Concomitante

Prazo: a qualquer momento do semestre letivo 2022/1

Processo pelo qual o aluno interrompe de forma definitiva seus estudos no Instituto, perdendo a matrícula e o direito à vaga. Para alunos do Integrado menores de idade, é necessária autorização dos pais ou responsáveis.