Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 04 > Prazo para inscrição para bolsas de Assistência Estudantil termina na segunda (16)

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais (integrado, modular e graduação) e tenham renda mensal familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As inscrições serão feitas de forma on line.

O processo de seleção socioeconômico para interessados em participar dos Programas de Assistência Estudantil 2022 já está em andamento. Os valores das bolsas foram reajustados e  serão oferecidas nas modalidades Manutenção (R$ 300), Moradia (R$ 350), Transporte (trajeto casa/escola/casa) e Alimentação (tíquetes no Restaurante Universitário). As inscrições vão de 4 a 16 de maio e serão feitas de forma on line (clique aqui e acesse).

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais (integrado, modular e graduação), tenham renda mensal familiar per capita de até um salário mínimo e meio e estejam inscritos no CadÚnico. Caso não haja essa inscrição, o edital prevê a apresentação de comprovantes de renda que indiquem sua situação socioeconômica. Para se inscrever, o estudante deverá ler atentamente todo o edital para atender às exigências da seleção e providenciar a digitalização de toda documentação  para ser anexada no formulário eletrônico. As bolsas serão concedidas entre junho de 2022 a maio de 2023.

O objetivo do Programa é contribuir para a permanência e a conclusão do estudo, do aluno regularmente matriculado em curso presencial, na perspectiva da inclusão social e democratização do ensino público. Em caso de dúvidas, o candidato pode enviar email para assistenciaestudantil.jf@ifsudestemg.edu.br

Conheça as modalidades ofertadas e o número de bolsas:

Alimentação: O aluno bolsista receberá durante até dois semestres letivos, tíquetes de alimentação do refeitório do Campus. Serão garantidas, no mínimo, 200 vagas até o limite de disponibilidade orçamentária.

Manutenção: O aluno bolsista receberá, durante até dois semestres letivos, suporte financeiro no valor de R$ 300  mensais para contribuir com a sua permanência nas demandas não atendidas pelas demais modalidades do programa e no atendimento de suas necessidades básicas, através da complementação das despesas nas áreas de apoio pedagógico (material didático específico do curso – o que inclui livros e cópias de conteúdos –, cursos complementares extracurriculares, uniforme); inclusão digital, acesso às tecnologias da informação; cultura e esporte; apoio a pais-estudantes (tal como creche) e saúde. Serão garantidas, no mínimo, 310 vagas até o limite de disponibilidade orçamentária.

Moradia: O aluno bolsista receberá, durante até dois semestres letivos, suporte financeiro no valor de R$ 350 mensais para custear o gasto com moradia. Esta modalidade tem como público, exclusivamente, estudante que possua grupo familiar que resida fora do município de Juiz de Fora. Serão garantidas, no mínimo, 43 vagas até o limite de disponibilidade orçamentária.

Transporte: O aluno bolsista receberá  crédito mensal em cartão eletrônico ou reembolso do valor gasto com transporte coletivo interurbano ou vale-passagem ou reembolso do valor gasto com transporte coletivo intermunicipal ou locado ou valor em espécie para o deslocamento diário entre sua residência e o campus. Serão garantidas, no mínimo, 238 vagas até o limite de disponibilidade orçamentária.

Clique aqui e acesse o edital completo.