Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 04 > Aparelho de musculação desenvolvido no Campus JF é a segunda patente concedida ao IF Sudeste MG
conteúdo

Geral

Aparelho de musculação desenvolvido no Campus JF é a segunda patente concedida ao IF Sudeste MG

Projeto é de um aparelho de musculação para uso em ambientes externos e foi elaborado por alunos e professores.

Vem do Campus Juiz de Fora o segundo produto patenteado no IF Sudeste MG pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O projeto é referente a um aparelho de musculação com sistema de carga variável de progressão contínua, desenvolvido por professores e alunos. O processo para obtenção da patente foi cadastrado em 2016 sob o código BR 20 2016 025172 4 U2, e deferido neste ano.

A criação do aparelho foi feita por uma equipe interdisciplinar, formada pelos professores Eduardo Seabra Guedes (Design de Móveis), Miguel Fabiano de Faria (Educação Física) e José Luiz Cuco (Mecânica), além dos alunos Daniel Braga Ribeiro, hoje egresso do curso de Design de Móveis, e Denis Ribeiro Maurício (Eletrotécnica), que agora é servidor do Campus Juiz de Fora. 

O produto é um aparelho de musculação idealizado para a prática de exercícios ao ar livre e áreas de preparo físico. Eduardo Seabra comenta que a ideia para a criação do projeto partiu do aluno Daniel Braga durante um desafio proposto em disciplina do curso Técnico em Design de Móveis, em parceria com a Educação Física. "O objetivo era desenvolver um projeto de móvel ou aparelho que integrasse a ideia de mobiliário e a prática de exercícios físicos. Daniel idealizou um aparelho de ginástica móvel, que era uma atividade pessoal pela qual ele tinha afinidade na época. A iniciativa foi então apoiada pelos professores e evoluiu para o Projeto de Pesquisa M.Ar. -  Musculação ao Ar livre."

Daniel conta que a limitação dos modelos já existentes no mercado, como os instalados em praças e parques, é o fato de não poderem contar com pesos e cabos para variar a carga utilizada pelo usuário, já que por estarem em ambientes abertos há grande risco de vandalismo ou extravio dos componentes. “Esses aparelhos são oferecidos através de uma política pública no Brasil para dar acesso ao exercício físico e à prática de musculação, mas ao observarmos na prática, percebemos o investimento como não tão eficiente. O que víamos eram crianças ou idosos fazendo seu uso, e justamente a faixa etária dos 15 aos 50 anos não se via contemplada com as possibilidades dos equipamentos devido a suas limitações de carga e falta de progressão dos exercícios.” 

O aparelho de musculação com sistema de carga variável de progressão contínua, patenteado pelo IF Sudeste MG, é inovador já que permite uma gradação da carga a partir de uma estrutura única. “A solução que encontramos foi implementar um bloco único que dispensa a adição de outros pesos ou elementos externos. Assim, basta deslizar o bloco para variar a carga do equipamento, indo de 2kg até 40kg. Não é um aparelho completo como de uma academia tradicional, com cargas mais elevadas, mas garante um exercício funcional, com possibilidade de progressão que irá ocasionar o fortalecimento muscular do usuário.” 

Daniel finaliza relatando que a patente foi uma vitória após mais de cinco anos de desenvolvimento do projeto  por vários motivos, dentre eles por perceber que o equipamento soluciona um problema que pode melhorar a vida das pessoas nas cidades e também a possibilidade do equipamento chegar às praças e parques públicos. “A patente agora vai impulsionar essas tratativas finais, e já estamos com um parceiro para colocar esse projeto em andamento. Acredito que já estamos perto de colocar um projeto desenvolvido dentro do IF Sudeste MG para circular no Brasil e, talvez, com o potencial que a gente imagina, até em outros países do mundo. 

O primeiro produto desenvolvido no IF Sudeste MG a ter conseguido a liberação da patente pelo INPI foi um um mini implante ortodôntico com cabeça substituível, desenvolvido no Campus Juiz de Fora pelos professores do Núcleo de Mecânica Denison Baldo e Sara Del Vecchio, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. O processo da patente foi iniciado também em 2016, sob o código BR 20 2016 014962 8 U8. Leia aqui a matéria completa. 



registrado em: