Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 04 > Pesquisa aponta caminhos para otimizar o uso de energia elétrica no IF Sudeste MG

Destaque

O coordenador de Projetos e Obras de Engenharia do Campus JF, Denis Ribeiro Maurício, desenvolveu a pesquisa como seu Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Elétrica.

O coordenador de Projetos e Obras de Engenharia do Campus Juiz de Fora, Denis Ribeiro Maurício, realizou uma pesquisa para estimar o potencial de redução de despesas com energia elétrica no IF Sudeste MG. O trabalho, de título "Atuação de uma Comissão Interna de Conservação de Energia no IF Sudeste MG: combate ao desperdício de energia e redução das despesas", foi apresentado como conclusão da sua graduação em Engenharia Elétrica - Habilitação em Sistemas de Energia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Denis, além de atuar como servidor, também foi aluno do Campus Juiz de Fora no curso técnico em Eletrotécnica. Ele conta que, com a oportunidade de pesquisa ao fim da graduação, tinha a vontade de deixar uma contribuição sua para o Instituto. “Relembrando os projetos em que fiquei envolvido durante os últimos anos, tentei pensar em algo que fosse bastante aplicável para se obter números e chegar em resultados concretos. Diante disso, tive a ideia de fazer um levantamento de dados sobre o potencial financeiro de redução das despesas com energia elétrica no IF Sudeste MG”, relata.

O trabalho em questão apresenta uma proposta metodológica para implantação de projetos através da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), cujo objetivo é reduzir gastos com consumo de energia elétrica, combater o desperdício e contribuir para a conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância de usar esse recurso de forma mais sustentável. As iniciativas propostas visam ações de baixo custo de investimento e embasadas em dados das faturas de energias de todas as unidades do Instituto.

Com a demanda de crescimento institucional, com ofertas de mais cursos e mais vagas para estudantes, é natural que haja um aumento dos custos com energia elétrica, ressalta Denis. No IF Sudeste MG, as faturas anuais de energia são da ordem de 2 milhões de reais, o que equivale a 7% dos valores destinados às despesas de funcionamento e manutenção das atividades da instituição. Diante de um cenário de restrições orçamentárias às instituições de ensino públicas, um estudo do tipo é de grande importância para se utilizar os recursos obtidos da melhor maneira.

Denis explica que analisou as faturas de energia do Instituto de 2017 a 2021 a partir das demandas contratadas, do enquadramento tarifário e da identificação de despesas adicionais, como as relacionadas à ultrapassagem do valor contratado e aos excedentes de energia ou demandas reativas. “Isso permitiu uma análise técnica para estimar os valores que poderiam ser economizados e a representação percentual de economia nas despesas anuais de cada unidade”.

Como conclusão do trabalho, Denis identificou grande potencial para redução de custos através de uma análise da demanda contratada e das despesas adicionais com energia reativa excedente. “Foram encontrados potencial de redução orçamentária na ordem de 600 mil reais no período analisado, o que representa uma redução média de 6,45% das despesas anuais com energia elétrica”, aponta. Ele ainda explica que este valor poderia ser aplicado a outras despesas correntes da Instituição. “Os recursos economizados com energia elétrica são despesas empenhadas como custeio, sendo assim, poderiam ser destinados, ao fornecimento de água, contratos de serviços terceirizados e outras atividades de manutenção, por exemplo".

Para acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui.