Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 05 > Agroecologia é tema de palestra com ecofilósofo belga no Campus Juiz de Fora
conteúdo

Geral

Agroecologia é tema de palestra com ecofilósofo belga no Campus Juiz de Fora

Evento organizado pela professora Narah Vitarelli marca a segunda vinda de Luc Vankrunkelsven ao Instituto.

Nesta quarta-feira, dia 19 de maio, aconteceu a palestra "Agronegócio e seu impacto socioambiental:  o olhar da Agroecologia", com o agroecólogo, ecofilósofo e teólogo belga Luc Vankrunkelsven. Organizado pela professora Narah Vitarelli, do Núcleo de Biologia, e com participação do professor Eli Lino de Jesus, do Campus Rio Pomba, o evento foi aberto à comunidade e abordou temas relacionados à agroecologia, impactos ambientais, campesinato, saúde e sustentabilidade.  

Narah conta que o evento foi sugerido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) do IF Sudeste MG e marca a segunda vinda de Luc Vankrunkelsven ao Campus. “Em 2019, tivemos sua primeira palestra aqui para alunos dos cursos de exatas e foi uma ótima experiência. Agora, com o retorno presencial e a oferta do curso de Meio Ambiente, conseguimos novamente estabelecer essa ponte entre o IF e a WERVEL (Werkgroep voor een rechtvaardige en verantwoorde landbouw), que é a ONG do Luc na Bélgica”. 

Luc Vankrunkelsven é militante da área de ecologia e desenvolveu grande experiência sobre o Brasil e o universo da agricultura no país, enxergando-o como a potência agrícola que ele é. Em sua fala, ele explicou um pouco de sua história em solo nacional. “Desde 2009, movimentos sociais de Goiás me indagaram sobre a questão do cerrado, e eu percebi que, apesar de ninguém conhecer o cerrado fora do Brasil, ele concentra em sua área de abrangência a maior parte da produção de soja que é exportada para a Europa e para a China.” Diante disso, ele tratou de temas como diminuição do uso de agrotóxicos e pesticidas, valorização da agricultura orgânica, sistemas agroflorestais e agroecologia. 

Sobre este último tema, ele ressalta a importância e necessidade de reavaliar os meios de produção no campo, tendo em vista as mudanças climáticas e a parcela da agricultura na emissão de gases estufa. “É bom que os estudantes e futuros profissionais percebam esse caminho, porque na mídia vemos propaganda sobre o agronegócio no modelo internacional dos Estados Unidos e da Europa, em que fazendeiros têm milhares de hectares, e a agroecologia vem para quebrar com isso. Normalmente, ela usa de espaços menores para o cultivo, e poderia também ser integrada a plantações maiores, mas ainda não temos essa consciência”. 

Narah relata que os assuntos tratados permeiam a formação complementar do curso técnico em Meio Ambiente, mas o tema é multidisciplinar e contempla alunos de todas as áreas. “Quanto mais conhecimento o profissional técnico tiver, mais ele vai caminhar para ter uma visão holística e poder aplicar isso em sua prática. Isso casa muito com a visão do instituto, de formar um cidadão consciente, com visão ampla e senso crítico, e eu acredito que estamos alcançando esses objetivos com a palestra do Luc e com os demais eventos que organizamos aqui.”

 

registrado em: