Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 05 > Alunos do curso de Transporte Rodoviário aprendem sobre legislação de trânsito em passeio técnico

Iniciativa teve acompanhamento de três agentes de transporte do município e foi coordenada pela professora Yvonne Barbosa

Na quinta-feira, 12, os alunos do 1º módulo do curso técnico de Transporte Rodoviário fizeram um passeio técnico pela cidade de Juiz de Fora para identificar situações nas ruas que estivessem em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito. O passeio foi coordenado pela professora Yvonne Massucate Barbosa e acompanhado por três agentes de transporte e trânsito da prefeitura do município.

Situações como pedestres atravessando vias fora da faixa ou veículos estacionados em locais proibidos são alguns exemplos das situações pontuadas e discutidas pela turma durante o percurso. Yvonne conta que a ideia é estimular os estudantes a estarem atentos a esse tipo de conduta, criando relações com os conteúdos discutidos em sala de aula. "Dessa forma, os alunos conseguem identificar na prática o que foi passado de forma teórica na disciplina Legislação e Segurança dos Trasnportes".

O passeio aconteceu às 19h e teve duas horas de duração. O aluno Igor Neves avaliou a experiência como positiva, pois o ajudou a verificar um pouco da realidade do trânsito na cidade. "Essa ideia de indústria da multa foi destruída para mim, pois em um período de duas horas fomos capazes de visualizar a realidade encontrada pelos agentes de trânsito nas ruas. Eles foram muito atenciosos e nos tiraram dúvidas sobre sinalização."

Já Andressa Almeida, gostou de ter contato direto com os conceitos de legislação que são aprendidos nas aulas teóricas do curso. “Conseguimos observar estacionamentos incorretos, conversões erradas, pessoas paradas em frente a garagem, entre outras coisas. Fazer esse passeio agregou muito na nossa aprendizagem, principalmente com os profissionais da área explicando o porquê de algumas ações dos motoristas serem atitudes prejudiciais no trânsito”, conclui a estudante.