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Campus JF oferece novo curso de pós-graduação Lato Sensu no ensino de Ciências

O curso “Práticas Docentes em Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental” tem previsão de início para o segundo semestre de 2022.

O Campus Juiz de Fora se prepara para ofertar a nova especialização em “Práticas Docentes em Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental”, que busca promover a discussão de práticas pedagógicas e contribuir na formação continuada dos profissionais de educação da região. O professor Adriano Reder, coordenador do curso,  apresenta a matriz curricular e perfil profissional, assim como detalha o contexto de sua implementação.

A cidade de Juiz de Fora conta com 191 estabelecimentos que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, com um total de 2.555 docentes, de acordo com o Censo Escolar de 2018. Estes números evidenciam que a pós-graduação de “Práticas Docentes em Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental” atende uma demanda na região, tanto entre os profissionais já estabelecidos no mercado, quanto entre os novos formandos de Licenciatura em Pedagogia. 

O aluno formado estará habilitado como Especialista em Práticas Docentes em Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. O novo curso terá duração de 18 meses, com carga horária total de 360 horas. Ele será oferecido presencialmente no Campus Juiz de Fora, às terças e quintas-feiras, de 18h30 às 22h40, com previsão de início  para o segundo semestre letivo de 2022. Adriano comenta que a proposta do curso é, sob um contexto interdisciplinar,  fazer com que os participantes se capacitem não apenas para o domínio mais embasado do conteúdo, mas também para refletir criticamente sobre a dinâmica pedagógica, realizar pesquisas e conceber materiais didáticos. 

“O Campus já oferece duas outras pós-graduações Lato Sensu: Metodologia da Educação Física Escolar e Sustentabilidade na Construção Civil. Assim, essa nova oferta representa mais uma ferramenta institucional que contribui para a formação continuada de profissionais. Isso se dá numa organização colaborativa com os demais cursos, visando uma educação crítica e emancipatória.”

A grade curricular é composta por módulos que serão trabalhados por uma equipe multidisciplinar de professores, com metodologia teórico-prática. Esta abordagem é fundamental para a qualidade na formação de profissionais da educação e possibilita uma visão holística sobre os temas trabalhados. O corpo docente do curso é composto por professores das áreas de Biologia, Química, Física, Pedagogia, Geografia, Engenharia, Educação Física, Filosofia e Psicologia,

Adriano aponta que tal caráter interdisciplinar e teórico-prático do curso irão fomentar uma perspectiva mais abrangente dos conteúdos de Ciências e a capacidade de refletir sobre a experiência docente. “Professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo literatura, carecem de uma formação continuada, visto as transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que ocorreram nas últimas décadas. Diante disso, a nova pós-graduação traz a oportunidade do Campus oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade para um novo segmento da sociedade e colaborar com este cenário.” 

 

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