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IFinanças apresenta balanço do último ciclo de cursos sobre educação financeira

Projeto de extensão oferece aulas virtuais gratuitas sobre investimentos e organização de finanças a público geral

Em 2022, o projeto de extensão IFinanças inicia uma nova turma e faz um balanço sobre os principais êxitos alcançados através dos três anos de sua aplicação. Ele oferece um curso online e gratuito que trabalha questões básicas relacionadas à organização financeira, direito do consumidor, investimentos e finanças para empreendedores. No ano passado, o IFinanças também foi tema da editoria Feira de Ciências, que dá visibilidade à produção de conhecimento desenvolvida no Campus Juiz de Fora. 

O projeto surgiu através da iniciativa dos servidores Thais Brito, Maria Luisa Teixeira, Luis Oscar Henriques e Camila Fabre, que sentiam a necessidade de introduzir a consciência financeira na vida das pessoas. “Sabe-se que em nosso país, o acesso ao crédito é cada vez mais difundido, porém nunca foi cultivado o conhecimento de como gerenciar esse acesso, bem como as demais finanças pessoais. Neste sentido, com um crescente número de endividados, é extremamente relevante que se estabeleçam ações de alfabetização financeira da população”, conta Luiz Oscar, professor do Núcleo de Eletrônica e Automação do Campus Juiz de Fora. 

A primeira edição do curso foi feita no início de 2020, de forma remota, e englobava os tópicos de educação financeira, direito do consumidor e investimentos. Desde então, três turmas já passaram pelo projeto, e em 2022 uma nova será aberta. Luiz Oscar comenta que, apesar de ser um curso do Campus Juiz de Fora, as ações realizadas conseguiram um alcance muito maior. “Na realidade, nosso curso transpôs a cidade de Juiz de Fora e região de influência do IF Sudeste MG. Com o ensino a distância e o poder da internet, tivemos alunos de diversos estados do país. Isso confirma a importância de tratarmos desses temas, pois sempre percebemos um interesse muito grande."

Luís conta que, na última edição, 200 participantes se inscreveram para participar do curso, dos quais 71 concluíram os requisitos mínimos para a certificação. Para receber os certificados ao final, era necessário assistir a seis aulas ao vivo e concluir as atividades obrigatórias na plataforma Classroom. Entretanto, mesmo que a pessoa não tenha cumprido tais critérios, ela continuava tendo acesso às aulas, só não receberia o certificado. 

Os encontros virtuais eram formados por 9 módulos, e ao final de cada um, a equipe do projeto aplicava um formulário de avaliação. Um outro formulário também era aplicado no encerramento do curso, para avaliá-lo como um todo. Um total de 123 pessoas responderam esses formulários, o que evidencia que, mesmo que nem todos os alunos tenham cumprido as exigências para a certificação, houve grande engajamento por parte deles. 

O curso é aberto à toda comunidade. As aulas ficam disponíveis em uma plataforma online a qual os alunos têm acesso, além de haver a transmissão de uma aula ao vivo por semana. O projeto conta ainda com um perfil no Instagram, que reúne publicações, vídeos e palestras sobre educação financeira e ajuda a iniciativa a atingir um público ainda maior. 

Na última edição, houve uma live de abertura com a palestra “Educação Financeira: o conhecimento que muda vidas”, com a professora Tarrara Horsth. O vídeo foi disponibilizado na íntegra e você pode acessá-lo aqui.

 

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