Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 06 > Assistente social do Campus Juiz de Fora publica artigo em revista científica

Assistente social do Campus Juiz de Fora publica artigo em revista científica

Érika Martins utilizou sua experiência no IF Sudeste MG para criar um panorama sobre a profissão na atualidade brasileira

A assistente social do Campus Juiz de Fora Érika Martins teve um artigo científico publicado na Revista Conexão Geraes, do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG). O texto, intitulado “A tendência à desprofissionalização no exercício profissional do(a) assistente social: competências e atribuições privativas em debate” trata de um estudo de caso baseado na atuação da assistência estudantil para educação técnica-superior, e foi redigido em parceria com a professora Alexandra Aparecida Leite, da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O artigo problematiza situações ligadas às transformações no contexto das relações sociais capitalistas que se mostram recorrentes na profissão no século XXI. A discussão e percepção da atual tendência de desprofissionalização surgiu a partir de experiências das autoras em instituições como o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS)/6ª Região, Seccional de Juiz de Fora, no Setor de Orientação e Fiscalização (SOFI) e no IF Sudeste MG.

Dados levantados com profissionais do Serviço Social em Juiz de Fora e região revelam que, dos 114 assistentes sociais da amostra, 94,7% eram mulheres, confirmando que a categoria permanece eminentemente feminina. Os campos de atuação mais recorrentes foram os da Assistência Social, com 34,22%, e da Saúde, com 30,71%. Os campos da Educação e Sociojurídico foram os com menos profissionais atuantes, ambos com apenas 3,5%. Os dados utilizados no levantamento foram coletados entre 2018 e 2019.

Com essa pequena taxa de profissionais, a área da Educação é uma na qual são perceptíveis alguns sintomas da desprofissionalização da categoria. No caso do IF Sudeste MG, como observado por Érika, o Instituto se configura como espaço fecundo para o exercício profissional do assistente social, uma vez que abrange todos os níveis de ensino, através de uma oferta de vagas pública e gratuita, com um corpo discente bastante diverso. Entretanto, pelo elevado número de estudantes e demandas, e restrições de verbas e profissionais, é necessária uma racionalização de recursos por parte da Assistência Social.

De acordo com a autora, há significativo número de estudantes com perfil para atendimento mas que não conseguem ser contemplados pelas ações desempenhadas por falta de recursos. Sendo assim, o profissional do Serviço Social precisa criar maneiras de identificar essas demandas e hierarquizá-las por grau de prioridade, um triste dever histórico que recai sobre a categoria.

Esse acúmulo de trabalho traz uma disparidade entre a pertinência dos processos institucionais, como a análise socioeconômica para identificar essas demandas, e a busca por soluções para uma sobrecarga de trabalho. Para as autoras do artigo, um alerta deve ser feito para que a categoria reflita sobre seu papel e as requisições que enfrenta de forma crítica, levando em conta aspectos éticos e políticos. Também é ressaltado que, embora as situações mencionadas tenham um peso estrutural sobre o exercício da profissão, há uma força significativa de assistentes sociais que resistem à desprofissionalização e reforçam o debate sobre seu papel histórico  neste contexto.

A revista Conexão Geraes é uma publicação do CRESS-MG que visa estimular, valorizar e dar visibilidade à produção científica realizada por assistentes sociais, em especial aqueles atuantes no estado. Em sua 13ª edição, a revista foi composta por artigos enviados para publicação por profissionais da área, compartilhando as reflexões sobre os desafios e fundamentos do Serviço Social brasileiro. Acesse aqui o artigo na íntegra.