Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 06 > Inscrições abertas para a I Semana de Meio Ambiente do Campus Juiz de Fora

Inscrições abertas para a I Semana de Meio Ambiente do Campus Juiz de Fora

Ciclo de palestras e plantio de mudas compõem a programação do evento, que acontece entre 6 e 9 de junho

O Campus Juiz de Fora promove, entre os dias 6 e 9 de junho, a I Semana de Meio Ambiente, que visa contribuir com uma formação ampla e complementar dos alunos do Instituto, em especial aqueles do curso técnico em Meio Ambiente. A programação foi organizada pelos professores Cassiano Fonseca, João Paulo Miranda e Narah Vitarelli e conta com uma série de palestras, além de cerimônia de abertura e plantio de árvores.

O evento ocorre na semana de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Para os organizadores, a interdisciplinaridade é uma característica intrínseca à temática ambiental e deve permear a formação de todos os cidadãos, como aponta João Paulo. “Nessa perspectiva, a forma como pensamos a programação não faz uma separação entre ensino, pesquisa e extensão, integrando a ação extensionista à formação do estudante e promovendo a troca de conhecimentos científicos e tecnológicos com os temas que serão discutidos”.

Temas como o Jardim Botânico da UFJF, o Projeto Conexão Mata Atlântica, o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CETAS) e o Rio Paraibuna serão discutidos nas quatro palestras que compõem a programação do evento, que conta ainda com uma cerimônia de abertura e o plantio de mudas no Campus Juiz de Fora. Confira aqui com mais detalhes.

A iniciativa busca sensibilizar os estudantes com relação a causas ambientais e estimular ações sustentáveis em suas vidas. “O contato com profissionais que já atuam na área, seja no âmbito da pesquisa ou do mercado de trabalho, pode ser muito proveitoso como motivação para as carreiras dos alunos e futuras experiências profissionais”, pontua João Paulo. “Além de fortalecer as ações de extensão no Campus, a Semana de Meio Ambiente incentiva a discussão de temáticas ambientais relevantes na atualidade e o desenvolvimento de uma sensibilidade social, de solidariedade e integração com a comunidade”, conclui.

Faça aqui sua inscrição.