Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 08 > Segundo semestre letivo de 2022: tudo o que você precisa saber

Segundo semestre letivo de 2022: tudo o que você precisa saber

Como chegar, para onde ir e o que fazer para se integrar ao Campus. Reunimos nesta matéria um guia útil para o primeiro dia dos novos alunos.

O segundo semestre letivo de 2022 tem início na próxima terça, 13 de setembro. Sabemos que muitas dúvidas sobre o dia a dia da instituição podem ocorrer, por isso, reunimos aqui as principais informações para facilitar os primeiros passos dos calouros no Campus.

Disponibilizamos a segunda versão, atualizada, do Manual do Aluno. Neste documento você poderá compreender todas as oportunidades que possui enquanto estudante, a infraestrutura do Campus, os setores administrativos e suas funções. Ele será um guia útil durante toda sua vida acadêmica conosco. (Clique aqui para acessar).

Estamos ansiosos para rever o pentágono movimentado por novos alunos e por todos que estão retornando das férias. Sejam bem-vindos(as)!

COMO CHEGAR ATÉ O CAMPUS

O Campus Juiz de fora fica localizado no bairro Fábrica, Rua Bernardo Mascarenhas nº 1283.

Para chegar até aqui a partir do transporte urbano existem linhas diretas que saem da UFJF, do Centro e linhas alternativas que saem da Zona Norte da cidade.

No início do semestre, é disponibilizado em nosso site o edital de assistência estudantil, possibilitando o auxílio transporte a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, além de outras modalidades.

Clique aqui para conferir a lista de ônibus que atendem ao Campus JF

COMO SERÁ O PRIMEIRO DIA DE AULA

Os estudantes que estão ingressando neste semestre terão, antes das aulas, um momento de acolhimento no auditório do Bloco Administrativo, que está localizado no terceiro andar do prédio da portaria da Rua Bernardo Mascarenhas. Confira a programação:

9h - Engenharia Elétrica e Mecatrônica

13h - Design de Móveis

19h - Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eventos, Licenciatura em Física, Mecânica e Transações Imobiliárias

Os alunos que estão retornando das férias terão aulas normais. Ao chegar, todos podem se encaminhar para as salas informadas na grade de horário que estará disponível nos murais logo na entrada do Campus.

O quadro de horário de cada curso é identificado por siglas, da seguinte forma:

AULAS

No Campus Juiz de Fora, as turmas não possuem uma sala específica. Na grade de horário de cada curso está especificada a sala onde o professor estará a postos para ministrar sua aula. Desse modo, o deslocamento é feito pelos estudantes e muitas vezes o caminho é longo de um bloco ao outro. Então, ao ouvir o sino tocar, dirija-se imediatamente para o local da próxima aula.

Vamos dar um exemplo: as aulas de Matemática normalmente acontecem no Bloco A. Então, na sua grade horária pode aparecer a localização A-207. Isso significa que você deve se dirigir ao Bloco A, na sala 207 que fica no segundo andar.

Outro exemplo: sua próxima aula será de História na sala D-105. O aluno terá que se deslocar até o Bloco D, na sala 105, no primeiro andar.

As atividades funcionam em três turnos. De manhã, as aulas vão das 07h às 12h15; à tarde das 13h30 às 18h e à noite das 18:30h às 22h40.

SIGAA: NÚMERO DE MATRÍCULA E CADASTRO

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é uma plataforma utilizada pelo Campus Juiz de Fora que agrupa informações de ensino, pesquisa e extensão. Ele oferece ao estudante acesso a dados importantes para sua formação, como a consulta de notas, por exemplo, além de ser o espaço no qual os estudantes realizam as matrículas de disciplinas.

Número de Matrícula

Para se cadastrar no SIGAA, é necessário que o aluno conheça seu número de matrícula. Este pode ser encontrado nos sites de cada curso. Seu acesso se dá através do site do Campus Juiz de Fora. Procure na aba lateral pela modalidade do curso no qual está matriculado (técnico, graduação ou pós-graduação). Uma página será aberta com todas as opções de cursos oferecidos, cada link direciona para seu site específico.

Quando entrar neste site, vá até a aba superior e clique em “Ensino”, e em seguida, em “Alunos Ativos”. Essa é a página que trará a listagem de todos os alunos com seus nomes e números de matrícula. Caso não encontre seu número de matrícula no site, entre em contato com o e-mail cgara.jf@ifsudestemg.edu.br, com assunto "Número de matrícula", enviando seu nome, modalidade e curso.

Cadastro no SIGAA

O cadastro no SIGAA pode ser feito através deste link. Na tela que se abre, preencha os campos solicitados. Caso tenha dúvidas, acesse esse tutorial em vídeo.

Após a inserção de todos os dados, clique em “Cadastrar”. Caso esteja tudo certo, será exibida uma mensagem de sucesso do procedimento. A partir disso, o aluno já tem acesso ao SIGAA. Basta fazer seu login informando o nome de usuário e senha cadastrados.

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

O Campus Juiz de Fora dispõe de um Restaurante Universitário, localizado no térreo do bloco administrativo, que oferece de segunda a sexta um cardápio variado e balanceado para os estudantes. O valor da refeição é de R$2 e você pode adquirir os tickets no local.

O almoço é servido das 11h às 13h30 e o jantar das 17:30h às 19h.

O cardápio da semana é disponibilizado todas as segundas-feiras, na parte da manhã, em nosso instagram: @ifsudestemgjf

Resumimos nesta matéria as informações mais importantes para o seu primeiro dia no Campus, porém, no Manual do Aluno você encontrará outros esclarecimentos que serão úteis daqui até o dia da sua formação. Não deixe de acessá-lo!

registrado em: ,