Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 09 > Produções de alunos compõem 2ª Mostra de Curtas-Metragens

Produções de alunos compõem 2ª Mostra de Curtas-Metragens

Turmas do 3º ano dos cursos técnicos integrados exibiram filmes baseados em obras literárias. A produção “Uma Paixão Simples” foi eleita como a melhor adaptação do ano.

Na última terça-feira, 4, os alunos do 3° ano dos cursos técnicos integrados de Desenvolvimento de Sistemas, Edificações e Eletromecânica apresentaram adaptações cinematográficas de diferentes obras literárias. O trabalho foi orientado pela professora do Campus Juiz de Fora Patrícia Botelho, com o propósito de capacitar os alunos para a redação do ENEM a partir de uma abordagem diferente.

Para compor a mostra, os alunos elegeram os melhores curtas de suas turmas, foram eles: A máscara da morte escarlate (Edificações), Maria (Eletromecânica), O gato preto (Eletromecânica), Quem tem medo do feminismo negro? (Edificações), Shirley Holmes (Eletromecânica) e Uma Paixão Simples (Desenvolvimento de Sistemas).

Ao final da exibição, Uma Paixão Simples foi eleito como o melhor filme do ano. A adaptação é baseada na obra homônima de Annie Ernaux, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2022. O curta foi produzido pelos alunos Fernanda Byatris, João J., Júlia Campos, Lara Esteves, Thiago Prata e Vanessa Trajano do 3º ano de Desenvolvimento de Sistemas.

A produção de curtas-metragens como forma de aprendizado

O trabalho busca incentivar a leitura e o contato com novas obras literárias, com o intuito de preparar os alunos para as competências de número 2 e 3 da redação do ENEM, que avaliam o repertório sociodiscursivo e a habilidade de intertextualidade dos estudantes.

“Os alunos têm lido cada vez menos e isso afeta diretamente a sua capacidade de escrita e de intertextualidade. Para o trabalho, eles puderam escolher entre contos, crônicas ou até romances. A retextualização de uma produção literária para um filme é uma proposta efetiva para a construção de um repertório sociodiscursivo diversificado, pois requer que os alunos leiam a obra por completo.”, explicou a professora sobre a finalidade do projeto.

Lara Esteves, uma das integrantes do curta Uma Paixão Simples, contou como foi sua experiência com o projeto: “Todos do grupo tiveram o primeiro contato com a autora e a obra a partir do trabalho. Esta interação nos proporcionou acesso à culturas diferentes, e acredito que isso é muito importante para a nossa bibliodiversidade. A partir de um trabalho escolar, pudemos nos envolver com o contexto de uma história que, mesmo sendo de origem francesa, mostra uma realidade comum a nós.”, ressaltou.

registrado em: ,